Publicado em 21/05/2020 às 13:31, Atualizado em 21/05/2020 às 17:34

Inscrições para o Enem 2020 se encerram nesta sexta-feira

Desta vez, avaliações serão realizadas de forma presencial, com a prova impressa, e virtualmente, em todo o País.

SED Vinícius Espíndola –,
Cb image default
Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerram nesta sexta-feira (22.05) em todo o País. Para garantir a participação na edição de 2020 da avaliação, os estudantes devem acessar a página do participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e seguir os passos para o preenchimento dos formulários de inscrição até as 23 horas e 59 minutos do dia 22 de maio (horário de Brasília).

A partir deste ano o Enem terá duas modalidades de provas, as impressas, com aplicação prevista – inicialmente – para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro. Para a realização do Enem digital, foram disponibilizadas 2.000 (duas mil) vagas para Mato Grosso do Sul, sendo 1.800 (um mil e oitocentas) para Campo Grande e 200 (duzentas) para Dourados.

A estrutura dos dois exames continua a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, por área de conhecimento, constituídas por 45 questões cada, e uma redação. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Ressalta-se, ainda, que o Inep vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo sem o pedido formal dos inscritos.

A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. A medida está contemplada nos editais nº 33 e nº 34, de 20 de abril de 2020, publicados pelo Inep no Diário Oficial da União do dia 22 de abril de 2020.

Mudança de data

Na última terça-feira (19.05), o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o governo vai abrir consulta direta, por meio da internet, aos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para decidir a data de realização das provas deste ano. De acordo com o MEC, a consulta ocorrerá na Página do Participante em final de junho. A pasta estima que 5 milhões de candidatos se inscreverão para a atual edição da avaliação.

Todos os inscritos poderão escolher entre a manutenção da data das provas, o adiamento por 30 dias e a suspensão indefinida do exame deste ano por causa da pandemia de covid-19.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo site www.inep.gov.br.