Buscar

Pós-graduação em Psicologia: descubra quais são os melhores cursos de especialização!

Quem pode fazer Pós-graduação em Psicologia?

Cb image default
Divulgação

O curso de Psicologia cada vez mais disputa com os cursos de Direito e Medicina o interesse de jovens e adultos que buscam uma profissão estável, com boa faixa salarial e que permita atuar ajudando o próximo. No entanto, muitas pessoas que consideram uma carreira na área têm dúvidas sobre quem pode fazer Pós-graduação em Psicologia e quais os melhores cursos de especialização.

Se também é o seu caso, fique ligado!

A seguir, explicamos quem pode fazer Pós-graduação em Psicologia para seguir essa carreira e quais são os melhores cursos de especialização. Confira!

Índice de conteúdo [mostrar]

Quem pode fazer Pós-graduação em Psicologia?

Qualquer pessoa que tenha um curso de nível superior, seja ele Tecnólogo, Bacharelado ou Licenciatura, pode fazer Pós-graduação em qualquer área, mesmo que ela não tenha relação com o curso realizado anteriormente.

Porém, muitas pessoas se confundem ao pensar que para fazer Pós-graduação em Psicologia é necessário ter feito um curso de Graduação na área e possuir o registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), o que não é verdade.

O que, em geral, pode desestimular algumas pessoas com interesse em fazer uma Pós-graduação na área é que, de fato, para trabalhar com atendimentos clínicos, é necessário ter concluído o Bacharelado em Psicologia e ter registro no CRP.

Contudo, uma Pós-graduação em Psicologia tem outro foco. Um profissional de outra área pode perfeitamente fazer uma especialização em Psicologia como forma de complementar a formação e oferecer diferenciais no campo em que já atua.

Um profissional da área de pedagogia, por exemplo, pode investir em uma especialização na área de psicologia infantil ou escolar para se aprimorar em métodos inovadores de psicopedagogia.

Quais são as melhores especializações em Psicologia?

A Psicologia constitui um campo do conhecimento à parte, o que leva a área a possuir dezenas de cursos de especialização. Veja a seguir algumas das opções mais procuradas de Pós-graduação em Psicologia.

Psicologia Escolar

A Psicologia Escolar é especialmente interessante para profissionais que atuam junto a instituições de ensino ou com processos que envolvem aprendizagem.

Nos cursos de especialização em Psicologia Escolar, os estudantes se especializam na atuação do psicólogo nos sistemas de ensino, no processo de aprendizagem, nas leis e políticas de inclusão social, problemas e distúrbios de aprendizagem, etc.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

As especializações em Psicologia Organizacional e do Trabalho visam preparar profissionais para atuarem na gestão de pessoas e de relações institucionais em organizações.

Para isso, os cursos focam na formação de capacidades e conhecimentos relacionados ao comportamento humano em organizações, estruturas organizacionais, psicologia social, saúde mental no trabalho, etc.

Psicanálise

A especialização em Psicanálise é o caminho natural para graduados em Psicologia que desejam trabalhar com o atendimento clínico de pacientes. Contudo, a especialização também é procurada por pessoas de outras áreas que buscam na Psicanálise uma inovação de métodos de trabalho e pesquisa.

Para isso, nos cursos de Pós-graduação em Psicanálise a grade curricular foca na formação clássica para psicanalistas, pautada nos métodos estudados por Sigmund Freud.

Psicologia do Esporte

Os cursos de Psicologia do Esporte combinam os conhecimentos da psicologia e da educação física para aprofundar os conhecimentos sobre o desempenho esportivo de atletas.

Essa é uma área que forma profissionais cada vez mais importantes para equipes de esportes de alto desempenho, como futebol, basquete, vôlei, etc.

Neuropsicologia

A Neuropsicologia surgiu como uma especialização que concilia as áreas da Neurologia e da Psicologia. De forma interdisciplinar o curso estuda as relações entre o sistema nervoso e o comportamento humano para melhor compreender distúrbios neurológicos e as consequências para o estado psicológico dos indivíduos.

Para concluir a formação, os estudantes se aprofundam em conhecimentos sobre neurofisiologia, neuroanatomia, funções cognitivas, reabilitação neuropsicológica, etc.

Onde fazer Graduação e Pós-graduação em Psicologia?

Na UNIASSELVI oferecemos tanto a Graduação em Psicologia como a Pós-graduação em Neuropsicologia!

Confira aqui todos os detalhes sobre a graduação em Psicologia e as vantagens em ser aluno UNIASSELVI.

Quer saber tudo sobre a Pós-graduação em Neuropsicologia e as vantagens em fazer sua especialização na UNIASSELVI? Veja aqui todos os detalhes!

Referências:

https://querobolsa.com.br/revista/vale-a-pena-fazer-uma-pos-graduacao-em-psicologia

https://querobolsa.com.br/revista/10-pos-graduacoes-mais-procuradas-na-area-de-psicologia

https://querobolsa.com.br/uniasselvi/cursos/psicologia-educacional

📞Ligue: (67) 9 9876-7273

📬Endereço: Rua rio grande do sul, Nº45, Centro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.