Buscar

Primeiro dia de prova do Enem acontece neste domingo

Linguagens, ciências humanas e redação serão as disciplinas avaliadas

Cb image default

UNIASSELVI oferece bolsas de estudos para quem presta o Enem

Foto | Divulgação

A partir das 12h deste domingo (13), os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão abertos para o primeiro dia da avaliação. Os candidatos irão responder questões sobre linguagens, ciências humanas e a produção da redação.

Ao todos, os cerca de 3,4 milhões de estudantes terão cinco horas e meia para concluir o Exame. A cartilha do Enem 2022 está disponível na internet. Nela é possível encontrar os critérios de correção e exemplos de textos que receberam nota máxima.

O segundo dia do Enem acontecerá em 20 de novembro com a avalição dos conteúdos sobre ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias.

Recursos para estudar

A página Blog do Enem oferece diversos recursos gratuitos para a preparação para o Exame.

Bolsas de estudos na UNIASSELVI

A UNIASSELVI oferece bolsas de estudos para quem presta o Enem. O desconto pode chegar até 100% do valor da mensalidade. Quanto maior a nota obtida no Exame, maior é o percentual concedido.

Correção da redação

As notas da redação variam de zero a mil e são emitidas de acordo com cinco aspectos, cada um valendo 200 pontos: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Cada prova passa por dois corretores. Caso haja diferença de mais de cem pontos em relação à nota total da prova ou de mais de 80 pontos em relação a alguma das competências, o texto passa, então, por um terceiro corretor. Se a diferença persistir, a prova é avaliada por uma banca composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.

*Com informações da Agência Brasil

Por Redação UNIASSELVI 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.