Buscar

Professores da UFMS planejam greve e alunos serão prejudicados

Os professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) planejam entrar em greve no dia 15 de junho e 16 mil alunos da instituição ficarão sem aulas por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (26), pela ADUFMS (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

De acordo com a vice-presidente da ADUFMS, Mariuza Guimarães, 48, a categoria não irá esperar o semestre dos acadêmicos da universidade terminar para suspender as atividades. “A previsão de término do semestre é dia 10 de julho. Dia 15 de junho ou até antes pretendemos entrar em greve geral dos professores da UFMS”.

Mariuza explica que a categoria optou pelo dia 15 de junho, pois a ADUFMS quer avaliar o movimento junto com a categoria. “A partir de hoje estamos entrando em estado de greve, realizando assembleias permanentes e atividades de mobilização e divulgação junto com os professores. Vamos iniciar várias ações de mobilização”.

Questionada pela reportagem se a Associação irá lutar para que cem por cento dos professores da Instituição parem, Mariuza afirma que “uma greve forte é uma greve onde todos os professores paralisem suas atividades”.

A categoria negocia 24 pontos de reivindicação com o Ministério de Planejamento do Governo Federal, entre eles: a reestruturação da carreira de docente, o fim do corte das verbas públicas do orçamento federal para as Universidades Públicas, definição da data base para a categoria e reajuste salarial de 27,3%. Segundo Mariuza, hoje um professor que trabalha 20 horas/semana ganha cerca de R$ 2 mil. Com o reajuste, os vencimentos saltariam para cerca de R$ 3 mil, segundo a vice-presidente.

As lideranças do DCE (Diretório Central dos Estudantes) irão realizar, amanhã, às 17h, uma assembleia com os acadêmicos da Instituição para informar a todos os alunos o motivo da greve.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.