Buscar

Sem cumprir meta, rede estadual deve ter 13 mil alunos a menos em 2016

Pais enfrentam filas para confirmar matrículas; novo processo vai até 22 de janeiro

A confirmação de matrículas na rede estadual de ensino, com prazo até quinta-feira (14), pode atestar redução superior a 13 mil alunos nas salas de aula do Estado. Pais e estudantes ainda enfrentam filas na secretaria de escolas para validar a vaga.

Dados parciais da Secretaria de Estado de Educação (SED), apontam que 236.056 estudantes realizaram renovação ou pré-matrícula no ensino público. Havia expectativa de que 250 mil alunos concluíssem o processo, porém ainda faltam 13.944 (5,57%) para completar a meta.

Pais e alunos ainda enfrentam filas, como nesta manhã na Escola Estadual Joaquim Murtinho, para validar a matrícula.

A assessoria de imprensa da secretaria explicou que muitos deles “erraram o ano que o filho está estudando, digitaram errado algum dado ou esqueceram documentos”. Quanto a demora, a justificativa foi ser um horário de pico.

O processo de validação da matrícula inclui apresentação na secretaria da escola de cópia da certidão de nascimento ou documento de identidade, assim como comprovante de residência. Quem solicitou transferência precisa apresentar guia do processo e histórico escolar. Alunos que trabalham devem apresentar carteira de trabalho, os que possuem necessidades específicas, devem entregar laudo ou atestado médico.

Uma nova etapa de pré-matrículas pelo site Matrícula Digital deve ser finalizada no dia 22 de janeiro, com nova designação de escolas publicada três dias depois. Informações sobre o processo podem ser obtidas pelo número 0800-6470028.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.