Buscar

Senar abre oportunidade para quem quer seguir carreira no Agro

O Curso Técnico em Agropecuária segue com inscrições gratuitas até dia 23 de junho

Cb image default

Alunos do Centro de Excelência. (Foto: João Carlos Castro)

O Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar lança um novo edital para o ingresso de alunos no Curso Técnico em Agropecuária, com início em agosto de 2019. São oferecidas 150 vagas para os períodos matutino e vespertino. As inscrições iniciam dia 3 e terminam dia 23 de junho.

Segundo a diretora do Centro de Excelência, Andrea Di Francesco, as inscrições serão feitas somente pela internet, na página do Senar/MS (www.senarms.org.br). O pré-requisito é ter Ensino Médio completo. O processo seletivo englobará a inscrição, análise do histórico escolar e entrevistas.

Andrea afirma que, atualmente, o Centro conta com 170 alunos nos dois períodos. Inaugurado em março de 2018, a diretora ressalta ainda que, apesar do pouco tempo de operação, a unidade educacional já apresenta resultados muito positivos. “Estamos com a primeira turma no módulo específico, e os alunos estão muito animados pelo volume de aulas práticas e por vivenciarem os conceitos aplicados na prática. O objetivo do curso técnico é esse!”.

Os alunos do Centro de Excelência confirmaram a avaliação da diretora. “O curso é excelente. Minha intenção é, com os conhecimentos que estou adquirindo aqui, levar informação ao produtor. Mostrar que ele pode fazer diferente, de forma mais sustentável e eficiente”, ressaltou Wellington Oliveira Andrade, de 32 anos, que já está cursando o módulo específico da capacitação.

Outro estudante que elogiou o trabalho desenvolvido na instituição foi Vinícius Araújo Pereira, de 28 anos. Ele chegou a cursar a faculdade de Medicina Veterinária, mas teve de trancar a matrícula no curso e viu no ensino técnico uma oportunidade de continuar a capacitação na área em que pretende trabalhar. “É sensacional o curso. Agrega muito o conhecimento teórico com a aprendizagem na prática”.

Cb image default

O Centro conta com 170 alunos nos dois períodos. (Foto: João Carlos Castro)

De acordo com a diretora do Centro, além do conteúdo programático do curso, também são oferecidas aos alunos capacitações em temas transversais. “Recentemente, fizemos um treinamento para alunos do curso que se candidataram para fazer estágio durante a Expogrande. Fizemos um treinamento envolvendo questões para avaliações de animais e julgamentos de pista”.

Uma das alunas que participou do estágio foi Thaís Mendes Hvala, de 18 anos. “Vi como uma oportunidade perfeita para conhecer o mercado de trabalho, o que estão procurando para as propriedades. Nenhum outro lugar teria uma chance tão boa. Essa é uma área que me interessa bastante”, comentou.

Outro participante do estágio foi Maxwelder Mendonsa Brito, de 27 anos. “Quando soube da oportunidade logo me candidatei, porque é justamente nessa área que pretendo trabalhar no futuro. Com inseminação artificial, melhoramento genético e qualidade da carne”, ressaltou.

O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, comentou que, para este ano, além do edital que será aberto em junho, deverá ocorrer um novo processo seletivo, provavelmente em novembro e dezembro, para o ingresso de alunos em 2020. “Além disso, temos alguns projetos que estão sendo desenhados que trarão ainda mais conhecimento para dentro da instituição, por meio de uma parceria com a Embrapa Gado de Corte, onde o Centro está instalado. A ideia é aproximar os pesquisadores dos alunos, fazendo uma agenda de palestras junto com demonstrações práticas”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.