Buscar

Senar/MS presta Assistência Técnica e Gerencial a aproximadamente 750 produtores do estado

O tema do Educação no Campo de hoje (24) é Bovinocultura de Leite.

Cb image default
Divulgação

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural dispõe de várias ações quando o assunto é conhecimento. São programas de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial para auxiliar os produtores em suas propriedades em diferentes cadeias produtivas e cursos de FPR – Formação Profissional Rural e PS – Promoção Social voltados para diferentes áreas de atuação. O tema do Educação no Campo de hoje (24) é Bovinocultura de Leite.

Em Mato Grosso do Sul, a instituição atende cerca de 750 produtores com o programa Mais Leite que está em 47 municípios do estado. Sidrolândia, Ponta Porã e Nova Andradina são as principais localidades auxiliadas pela ATeG com 55, 48 e 43 produtores de leite respectivamente. O atendimento é realizado pelos 37 técnicos de campo e 4 supervisores.

Segundo o coordenador do programa, Juliano Bergler, para adesão é preciso seguir algumas orientações: “O primeiro passo é entrar em contato com o sindicato rural informando o interesse em participar do programa, em seguida o produtor deve participar de uma reunião onde será apresentada a metodologia da ATeG, após isso é necessário receber o supervisor em sua propriedade para fazer a validação e por fim ele precisa participar do curso Negócio Certo Rural para receber noções de gestão” explica.

O Senar/MS também disponibiliza capacitações para a cadeia produtiva do leite. Os mais importantes temas ensinados são: Como Produzir Leite com Qualidade, Criação de Bezerras e Novilhas para a Produção de Leite, Fabricação Caseira de Derivados do Leite, Manejo Básico de Bovinos do Leite, Manejo de Ordenha (Manual/Mecânica), Operação e Manutenção de Ordenhadeira Mecânica.

Em 2018 os cursos citados contaram com um total de 1.640 alunos. Neste ano já foram 41 eventos com cerca 470 participantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.