Buscar

SIPREMS emite nota sobre o processo seletivo para a contratação de professores temporários e alteração da Lei 110/2016

Sindicato dos Profissionais da Rede de Ensino Municipal de Educação Básica, emite posição sobre o processo seletivo de contratação de professores

Cb image default
Divulgação

O SIPREMS - Sindicato da Rede de Ensino da Educação Básica Municipal de Sidrolândia, que é o  74º sindicato afiliado à FETEMS, que tem como Presidente a  professora Maristela dos Santos Ferreira Stefanello, emitiu nota referente e a posição do sindicato, em relação ao processo seletivo para a contratação de professores temporários e alteração da Lei 110/2016.

LEIA NA ÍNTEGRA A POSIÇÃO DO SINDICATO

ENTENDA MELHOR O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR 012/2019

Como é de conhecimento de todos os professores, o Poder Executivo de Sidrolândia, juntamente com a pasta da Secretaria Municipal de Educação lançou o edital para a contratação de professores temporários da Rede Municipal de Ensino de Sidrolândia, de forma que descumpre a Lei 110/2016, lei esta que rege a vida funcional do magistério da rede municipal deste município.

Contudo há divergências de ideais quanto a este edital, dos quais podemos classificar como divergências de cunho pessoal, isto porque há os que acreditam e defendem este edital ou por terem sido aprovados no concurso público de 2018 ou por acreditarem na possibilidade da persistência de outros fatores. Assim como há aqueles que defendem a manutenção da Lei 110/2016 por acreditarem ser a forma mais correta e imparcial de selecionar os contratados temporários para o cargo de professor.

E o SIPREMS, qual será o posicionamento diante de tamanhas divergências? CUMPRA-SE A LEI, RESPEITANDO A LEGALIDADE, A IMPESSOALIDADE, A MORALIDADE, A PUBLICIDADE E A EFICIÊNCIA. Este é o posicionamento deste sindicato, e não poderia ser diferente, já que nosso sindicato foi criado para defender os direitos dos trabalhadores em educação da rede municipal de ensino de Sidrolândia e assim, concordamos e darmos nosso aval para o edital em questão, seria contradizer-se de tudo aquilo que lutamos e resistimos e pior seria se aprovássemos o Projeto de Lei Complementar 012/2019, o qual se resume em pleno retrocesso à tudo o que foi conquistado até agora de forma árdua.

O Projeto De Lei Complementar 012/2019 altera o Art. 58 da Lei Complementar 110/2016 a qual prevê, deste a sua implantação (em 2016) critérios classificatórios para a seleção de contratos temporários para o cargo de professor de forma imparcial, com a realização da prova escrita.

Entretanto, com alteração requerida pelo Poder Executivo, os mesmos critérios classificatórios perdem a eficácia (ou até mesmo ficam inexistentes) e deixam “plenos poderes aos editais vindouros”, o que é extremamente preocupante para a categoria.

O Projeto De Lei Complementar 012/2019 não foi para a pauta do Legislativo (ainda), mas muito provavelmente irá para a pauta de 2020.

Vejam o que perdemos se a alteração do Art. 58 da Lei 110/2016, for aprovada no Legislativo:

• Perdemos a prerrogativa de ter contratos abertos para suprir as necessidades emergenciais EXCLUSIVAMENTE quando não existir candidato aprovado em concurso público e em troca, estes aprovados passam a ter 10 pontos para concorrer à uma vaga temporária.

• O processo seletivo passa a ser simplificado.

• Perdemos a prerrogativa de ter a lotação de professor com nível médio somente em casos onde não houver interessados com formação para a vaga ofertada.

• Perdemos a obrigatoriedade de incluir avaliação de títulos e prova escrita e passa apenas a prever avaliação curricular com títulos e experiência profissional no magistério, sem critérios definidos, ficando assim aberto para que os editais criem seus próprios critérios conforme definição de cada gestão.

• Perdemos a prerrogativa de ser publicado em editais, inscrições para novo cadastro em casos de vagas não supridas.

De fato, a Lei Complementar 110/2016, não vem sendo cumprida, na sua íntegra, desde a sua implantação, mas o SIPREMS, desde a sua fundação (28/04/2017) vem lutando para que ela seja cumprida e já vencemos muitas batalhas, das quais destacamos: O cumprimento da incorporação da regência de classe, a adequação da tabela salarial, a reestruturação dos percentuais de reajustes que não estávamos recebendo desde 2016, a garantia de 2 reajustes anuais (um em janeiro e outro em maio), o dever de pagar 1/3 de férias no mês de julho (que o prefeito ainda não o fez, mas está tramitando na justiça), pagamento da regência de classe aos professores aposentados e várias ações trabalhistas que tramitam na justiça por descumprimento da lei.

O SIPREMS não está somente preocupado com a falta da realização da prova escrita (até porque este critério já existe desde 2016). É muito mais que isto...é PRESERVAR OS DIREITOS JÁ ADQUIRIDOS e CONQUISTAR NOVOS DIREITOS. Lute pelo que é correto, porque o seu benefício pessoal de hoje pode ser sua decadência de amanhã.

O que era rápido melhorou, seja exclusivo, cadastre o telefone 8448 6655 e receba as noticias mais lidas no SidrolandiaNews, hoje temos 10.200 pessoas que recebem nossas noticias em tempo real na lista de transmissão, não fique de fora 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.