Buscar

UFGD abre inscrição para o Vestibular Letras-Libras

Serão ofertadas 30 vagas, sendo que pessoas surdas têm prioridade

Cb image default
Divulgação

A UFGD, por meio do Centro de Seleção, publicou edital de seleção para o Vestibular Letras Libras – Licenciatura com habilitação em Língua Portuguesa-Língua Brasileira de Sinais, pela Faculdade de Educação a Distância, polo de Dourados-MS. As inscrições custam R$ 100,00 e começam dia 12 de agosto e prosseguem até o dia 14 de outubro, pelo link: https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/libras2020

Serão ofertadas 30 vagas, sendo que pessoas surdas têm prioridade, em respeito ao artigo 4º do Decreto Federal nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Havendo vagas remanescentes, a oferta se dará conforme disposição da Lei n.º 12.711/2012, ou seja, metade das vagas serão disponibilizadas para ampla concorrência e outra metade será reservada para estudantes de escola pública. Dentro das vagas reservadas para estudantes de escolas públicas há, ainda, cotas para estudantes cuja renda familiar é inferior ou igual a 1,5 salários-mínimos per capita; e também cotas para pretos, pardos e indígenas.

As provas serão realizadas no dia 24 de novembro, exclusivamente na cidade de Dourados, nos locais indicados na confirmação da inscrição (Área restrita do Candidato). A prova de redação acontecerá das 8h às 10h30 e a prova objetiva será das 14h às 18h. O resultado final será divulgado no dia 16 de janeiro de 2020.

Os candidatos surdos que tiveram alguma dúvida sobre o vestibular, podem recorrer ao atendimento especializado na Faculdade de Educação à Distância (EaD/UFGD) situada na Rua Benjamin Constant, n.º 685, Jardim América – Dourados/M, em dias úteis, das 8h às 11h e das 13h30min às 17h.

VAGAS REMANESCENTES

Havendo vagas remanescentes, a ocupação dar-se-á por meio de dois sistemas de ingresso: ampla concorrência e reserva de vagas, nos termos da Lei n.º 12.711, de 29/08/2012. Os candidatos classificados para ocupação das vagas remanescentes deverão comprovar, por ocasião da matrícula, que se enquadram nos critérios da modalidade de concorrência selecionada, por meio da apresentação de documentação comprobatória relacionada no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 52/2019, disponível em https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/libras2020

RESERVA DE VAGAS

Os candidatos convocados para ocupar as vagas para negros (pretos/pardos) pelo sistema de reserva de vagas, terão sua autodeclaração confirmada pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD, e deverão apresentar os documentos previstos.

Os candidatos convocados para ocupar as vagas para indígenas pelo sistema de reserva terão sua autodeclaração verificada por comissão que procederá a análise dos documentos (Rani, ou declaração da liderança indígena ou FUNAI atestando o seu pertencimento ao povo e/ou comunidade indígena), bem como deverão atentar-se para os demais procedimentos e documentos previstos.

Os candidatos convocados para ocupar as vagas de PCD - Pessoa com Deficiência pelo sistema de reserva terão sua documentação verificada por Comissão de Verificação de Documentos da Condição de Pessoa com Deficiência, que procederá a análise dos documentos comprobatórios de sua condição, bem como dos demais documentos previstos.

Não poderá participar do sistema de ingresso por reserva de vagas o candidato que tenha cursado, ainda que parcialmente ou com bolsa integral, o Ensino Médio em instituições privadas de ensino. São consideradas escolas públicas de Ensino Médio aquelas mantidas pelos governos federal, estadual ou municipal que ofereçam exclusivamente o ensino gratuito. Não serão consideradas, para efeito de reserva de vagas, escolas comunitárias, filantrópicas ou confessionais, as quais, nos termos do art. 20, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), são consideradas instituições privadas de ensino.

ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

O período de solicitação de isenção será de 12 de agosto a 13 de setembro. Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato inscrito deverá solicitar a isenção na Área Restrita e enviar os documentos do formulário de isenção pela página https://selecao.ufgd.edu.br/psv, clicando no link Vestibular Letras-Libras Licenciatura EaD-UFGD 2020, nos prazos estabelecidos no cronograma. Terá direito a isenção o candidato que atender aos requisitos exigidos pela Lei n.º 12.799/2013 (possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada) OU aos requisitos exigidos pelo Decreto Federal n.º 6.593/2008 (estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico), nos termos do Decreto Federal n.º 6.135/2007.

O CURSO

O curso de graduação a distância de Licenciatura em Letras-Libras visa ampliar e interiorizar a oferta do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Brasil. Objetiva, ainda, formar professores de LIBRAS, surdos e ouvintes, para atuar no ensino da Educação Básica e Superior.

Durante o curso, no polo de apoio presencial, haverá atividades presenciais obrigatórias, tais como: encontros, aulas práticas, estágios, atividades relacionadas a laboratórios de ensino, pesquisa, extensão, tutoria, avaliações e defesa de trabalhos de conclusão de curso. Essas atividades poderão ser desenvolvidas às sextas-feiras, turno diurno e noturno, e aos sábados, no turno diurno.

O Manual do Candidato estará disponível no endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/libras2020

As principais características do curso estão disponíveis no endereço eletrônico https://portalead.ufgd.edu.br/cursos/licenciatura-em-letras-libras/, na seção Licenciatura em Letras-Libras

As informações sobre o processo seletivo deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção, Sala 405, Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, n.º 1.761 - Vila Progresso – Caixa Postal 322 – CEP: 79825-070 – Dourados/MS), em dias úteis, das 7h às 19h, ou pelos telefones (67) 3410-2840 e (67) 3410-2846 ou, ainda, pelo e-mail [email protected]

Acesse o edital completo pelo link: https://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_de_Abertura_CCS_10_2019_PSV_LetrasLibras_Licenciatura_2020.pdf

A página oficial do PSVLetras-Libras – LICEaD-2020/UFGD https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/libras2020

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.