Buscar

Campeonato começa neste sábado com 14 clubes na briga pelo título no Mato Grosso do Sul

Campeonato Estadual começa hoje com 14 clubes na briga pelo título

O campeonato sul-mato-grossense de futebol da série A começa hoje com poucas mudanças, mas muita expectativa, principalmente pelo retorno de clubes tradicionais, como é o caso do Ubiratan e do Costa Rica.

Além da novidade dos clubes que retornam da disputa, há também novidade no que diz respeito à fuga da ‘degola’. Diferente do ano passado, quando apenas dois clubes foram rebaixados – Corumbaense e Serc de Chapadão do Sul - neste ano são quatro vagas de descenso.

A mudança, conforme divulgado pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), é para que o campeonato passe a ter apenas 10 clubes até 2016, com base no argumento de que isso adequaria a competição local ao calendário esportivo nacional.

A partida que abre a disputa estadual será entre Comercial e Misto, que jogam no Estádio Morenão, em Campo Grande, neste sábado (18) às 16h (horário de MS). Também no sábado, Ivinhema e Naviraiense jogam às 19h30 no Estádio Douradão, já que o Ivinhema - que é o mandante - foi punido por causa de uma confusão que acabou deixando um torcedor gravemente ferido no campeonato do ano passado, e perdeu o direito de jogar em casa.

No domingo (19), três jogos dão sequência à primeira rodada. Urso e Águia Negra jogam na Toca do Urso, em Mundo Novo, Cene e Novoperário duelam no Morenão, e Ubiratan e Sete de Dourados jogam no Douradão, em um confronto local bastante aguardado.

A partida entre os clubes douradenses é bastante tradicional nas categorias de base, mas acontece pela primeira vez no futebol profissional. Todos os jogos acontecem às 16h. Na quarta-feira (22), Aquidauanense e Costa Rica fecham a primeira rodada, com jogo que acontece no Estádio Noroeste, em Aquidauana.

As equipes que participam do campeonato estadual não vislumbram apenas erguer a taça de campeão estadual da série A. Em disputa, também está a possibilidade de representar o Estado no campeonato brasileiro da série D e na Copa do Brasil do ano que vem.

Grupos e fórmula

O estadual tem os clubes divididos em dois grupos. No grupo A estão: Cene, Misto, Aquidauanense, Costa Rica, Comercial, Novoperário, e Maracaju. O grupo B é formado por Sete de Dourados, Ubiratan, Águia Negra, Ivinhema, Naviraiense, Itaporã e Urso.

A fórmula da competição é a seguinte, de acordo com o que foi divulgado pela FFMS: todos os times se enfrentam dentro dos grupos em turno e returno, com os quatro melhor colocados passando para a próxima fase.

Na segunda fase as partidas são eliminatórias, e os clubes classificados terão caminho longo para chegar à tão sonhada final, marcada para os dias 2 e 9 de abril.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.