Buscar

Com defesa à prova, Barça recebeum Atlético à espera de Diego Costa

Sem Valdés, catalães sofreram dois gols a mais que colchoneros na Champions e três a mais no Espanhol. TV Globo e GloboEsporte.com transmitem jogaço ao vivo

Ter a posse da bola significa, principalmente noBarcelona, não ser atacado. Mas o estilo aperfeiçoado por Pep Guardiola e moldado por Tito Vilanova, Jordi Roura e agora Tata Martino parece não impedir o time de sofrer gols. Outrora um dos pilares para os títulos, a defesa catalã é agora um percalço, especialmente em grandes duelos como o desta terça-feira, contra umAtlético de Madrid à espera de Diego Costa, no Camp Nou, pela ida das quartas de final da Liga dos Campeões

O setor é o maior pecado até aqui na temporada 2013/2014. Ainda não foi capaz de tirar o Barça da briga pelos títulos da Champions, Espanhol e Copa do Rei, nem de impedir a conquista da Supercopa Espanhola diante do próprio Atlético, mas o torcedor sabe que num momento de definição os planos poderão ruir. Basta cruzar algumas bolas para a grande área. Com insistência e precisão, as chances de marcar são grandes.

Foi assim que o Barcelona levou os seus dois últimos gols no torneio: Samaras, pelo Celtic, e Kompany, pelo Manchester City, balançaram as redes da equipe catalã e deflagaram uma deficiência para evitar gols pelo alto (veja acima todos os seis gols sofridos na Champions). No Superclássico recente contra o Real Madrid, Benzema aproveitou dos vacilos da zaga e se consagrou.

No onze ideal, apenas Piqué e Busquets têm altura considerável e na casa dos 1,90m – o argentino Mascherano, utilizado na defesa, tem 1,75m. Para piorar a situação, o goleiro Victor Valdés, dono de uma das melhores temporadas de sua carreira, lesionou-se com gravidade no joelho esquerdo e só voltará a jogar em sete meses. O inseguro José Manuel Pinto, de 38 anos, será o substituto.Um dos criticados pela fragilidade do setor, o lateral-direito Daniel Alves se defendeu:– É uma alegria que falem da defesa e não só de mim, que foi o que aconteceu em cada uma das vezes que perdemos nos últimos três anos. Tentaremos melhorar. Queremos fazer algo diferente dos outros, não queremos ser um time normal, e sim influenciar as crianças. Para ganhar é preciso arriscar. Isso foi o que nos levou ao topo. Se ganhamos somos uma maravilha, e se sofremos gols somos um desastre.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.