Buscar

Corinthians tem 95% de chances de ser campeão brasileiro

Santos, Palmeiras e Grêmio ainda respiram, mas estão distantes do caneco

Cb image default
Divulgação

A vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-PR na Arena da Baixada deixou o Corinthians com nove dedos na taça de campeão brasileiro de 2017.

Classificação e jogos

De acordo com o site InfoBola, do matemático Tristão Garcia, o Corinthians agora tem 95% de chances de conquistar o título nacional. Grêmio com 3%, Santos e Palmeiras,com 1% cada, ainda sonham com o caneco.

O Alvinegro abriu oito pontos de vantagem para o segundo colocado, nove para o terceiro e 11 para o quarto. O resultado colocou a equipe de Fábio Carille a um passo do hepta Campeonato Brasileiro.

É verdade que o time do Parque São Jorge já era favorito desde o primeiro turno, mas a recente sequência de três derrotas e um empate deu uma esfriada momentânea no time de Itaquera.

Antes da 32ª rodada, o Timão tinha 65% de chances de ser campeão, graças aos quatro jogos sem vitórias. O triunfo sobre o rival Palmeiras fez o número saltar para 85%. Agora, o Alvinegro ostenta a liderança isolada da competição e conta com praticamente duas mãos no título — 95%.

O clube paulista, inclusive, pode ser campeão já na 35ª rodada. Caso o Tricolor gaúcho não vença as duas próximas partidas e o Corinthians conquiste dois triunfos, o troféu do torneio nacional não escapará mais das mãos do Timão.

Rebaixamento

Na parte de baixo da tabela, 11 equipes continuam lutando contra o fantasma do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2017. Dessas, cinco estão com menos de 10% de serem rebaixadas. São elas: São Paulo (1%), Atlético-MG (2%), Fluminense (2%), Atlético-PR (4%) e Chapecoense (8%).

O primeiro praticamente eliminou as chances de queda. O Tricolor tem 43 pontos e, com uma vitória sobre a Chapecoense nesta quinta-feira, provavelmente espantará de vez o fantasma da degola. Essa é a mesma situação do Tricolor Carioca e do Galo, que dependem de um triunfo e um empate para se salvarem.

O Furacão perdeu nesta rodada e viu a probabilidade de queda aumentar, mas também depende apenas de duas vitórias para escapar. A Chape é outra que não depende de ninguém. Duas vitórias e um empate nos próximos seis jogos salvam o Verdão do Oeste.

A situação começa a complicar a partir do 15º colocado. Com 38 pontos, o Coritiba possui 17% de chances de cair para Série B. Em seguida vem o Vitória, com 29%. O Sport é o primeiro na zona de degola com 36 pontos e possui 70% de chances de cair. Ponte Preta e Avaí, ambos com 35 pontos, estão em estado crítico e contam com 82% e 86% de probabilidades, respectivamente. Atlético-GO, com 99%, está praticamente rebaixado e fecha a lista.

*Leonardo Vallejo, estagiário do R7

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.