Buscar

Cruzeiro colhe terceira vitória e encaminha vaga às oitavas da Libertadores

Com 100% de aproveitamento no turno, time cruzeirense mostra postura diferente do ano passado

Cb image default
Foto EFE/ Marcos Pin

Três jogos e três vitórias. O Cruzeiro fecha o turno do Grupo B da Copa Libertadores em situação bastante confortável, graças, é claro, a sua competência. Diferentemente do ano passado, quando somou apenas dois pontos nas três primeiras rodadas (derrota para o Racing-ARG por 4 a 2, em Buenos Aires, e dois empates sem gols, com o Vasco, no Mineirão, e a Universidad de Chile, em Santiago), em 2019 o time cruzeirense tem mostrado um estilo mais "cascudo", ciente dos jogos mais pegados, de muita disputa física. Resultado: vitórias de 1 a 0 sobre o Huracán-ARG, em Buenos Aires, 2 a 0 sobre o Deportivo Lara-VEN, no Mineirão, e de 1 a 0 sobre o Emelec, em Guayaquil.

A equipe de Mano Menezes tem como destaque até aqui o meia Rodriguinho, que marcou um gol em cada um dos três jogos. Contra o Emelec, ele foi decisivo em uma jogada de muita frieza para tocar por cima do goleiro Dreer e marcar o gol da vitória no estádio George Capwell.

A defesa também vai muito bem, uma vez que não foi vazada até aqui na competição. Isso, claro, pela maneira como o time tem atuado, de forma bastante compacta, com a marcação começando no ataque. Prova de que o grupo cruzeirense entendeu o que a Libertadores pede: algumas vezes, deixar jogadas de efeito e toquinhos de lado, e focar no jogo mais de resultado, com atenção o tempo todo, marcação forte e poder de decisão quando a chance aparecer. A chance, pois em alguns jogos pode ser que, em uma única oportunidade, pode-se garantir a vitória.

A competência cruzeirense no turno da Copa Libertadores pode ser premiada com a classificação antecipada já na próxima quarta-feira. Caso vença o Huracán-ARG, lanterna do Grupo B, a Raposa garantirá uma das duas vagas da chave nas oitavas de final. E se o Deportivo Lara não vencer o Emelec, no Equador, a equipe mineira ainda vai garantir a primeira colocação. Até em caso de empate com o Huracán, a Raposa pode confirmar a classificação. Para isso, é preciso que Emelec e Lara empatem em Guayaquil.

Apesar do cenário bastante favorável para o Cruzeiro, o técnico Mano Menezes prefere seguir pensando jogo a jogo, como tem feito até aqui nesta Libertadores. Assim, o treinador não se apega a projeções.

- Estamos próximos, mas não existe "quase classificado". Tem que classificar matematicamente. A Libertadores é surpreendente. Ano passado fizemos dois pontos no primeiro turno e fizemos nove no segundo. Outras equipes também podem fazer isso que fizemos ano passado. Os exemplos da gente servem para os outros. Vamos ter que confirmar essa classificação em uma condição favorável, mas estamos vendo equipes tradicionais, com grande currículo, perderem jogos importantes nesta rodada. O Flamengo perdeu em casa. Nosso maior rival ganhou de 3 a 2 do Zamora, esteve perdendo por 2 a 0. A confirmação tem que vir com um futebol bem jogado, que acredito que estamos fazendo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.