Buscar

Em emergência médica, Osaka veta tocha olímpica em vias públicas

Recorde de casos de covid-19 ocorre a 107 dias da abertura dos Jogos

Cb image default
© REUTERS/Issei Kato/Direitos Reservados

Osaka, uma região do oeste do Japão, realizará o revezamento da tocha olímpica em um parque sem espectadores, e não em vias públicas, já que um recorde de infecções pelo coronavírus levou o governo local a declarar uma emergência médica nesta quarta-feira (7).

Autoridades de saúde temem que uma variante do vírus esteja provocando uma quarta onda de infecções só 107 dias antes do início da Olimpíada de Tóquio, e uma campanha de vacinação ainda se encontra em um estágio inicial.

Hirofumi Yoshimura, governador de Osaka, disse que a passagem da tocha pelas ruas será cancelada, acrescentando que o sistema médico enfrenta pressões enormes e que uma variante mais infecciosa fez os casos dispararem entre os jovens.

"É quase certo que esta linhagem mutante é altamente contagiosa e com uma velocidade alta de transmissão", disse ele em comentários televisionados. "Gostaria de pedir aos moradores do município de Osaka que evitem sair desnecessariamente. O sistema médico está em uma situação muito dura."

Agora o revezamento da tocha olímpica acontecerá no Parque Comemorativo Expo '70, um parque de 260 hectares administrado pelo município de Osaka, sem público, disseram os organizadores da Olimpíada de Tóquio.

O comitê organizador da Tóquio-2020 "implantará todas as medidas necessárias para garantir um ambiente seguro para todos os portadores da tocha que desejem correr ali", como disse em um comunicado.

A etapa do revezamento em Osaka está marcada para os dias 13 e 14 de abril.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.