Buscar

Flamengo amplia vantagem para o Corinthians e tem a maior torcida do Brasil

O Flamengo é o time brasileiro com a maior torcida no País.

Cb image default
Divulgação

O Flamengo é o time brasileiro com a maior torcida no País. Segundo pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Datafolha, o clube carioca tem a torcida de de 20% dos brasileiros. Em seguida, aparece o Corinthians, com 14%. O percentual de pessoas que declarou não torcer por time nenhum ficou em 22%.

Conforme a pesquisa, divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, no comparativo com o levantamento feito em janeiro do ano passado, o percentual de torcedores do Flamengo subiu de 18% para 20%, enquanto a torcida do Corinthians se manteve estável nos 14%.

O terceiro clube com maior número de torcedores é o São Paulo, com percentual de 8%, seguido por Palmeiras (6%), Vasco (4%), Cruzeiro (4%), Grêmio (4%), Internacional (3%), Santos (3%), Atlético-MG (2%), seleção brasileira (2%), Botafogo (1%), Bahia (1%), Fluminense (1%), Sport (1%), Santa Cruz (1%), Fortaleza (1%), Vitória (1%) e Ceará (1%). Demais times atingiram menos de 1%.

O Flamengo predomina em três das cinco regiões brasileiras, incluindo a Centro-Oeste, da qual faz parte o Mato Grosso do Sul. Rubro-negro tem torcida de 39% no Norte, de 28% no Centro-Oeste e de 27% no Nordeste.

No Sudeste, o Corinthians aparece numericamente à frente, mas a diferença está dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com preferência de 18% a 17%. No sul, os times da região tem maioria da torcida, com o Grêmio na frente com 23%, seguido pelo Internacional (17%).

Desde 2012, quando Flamengo e Corinthians registraram empate númerico entre as duas matérias torcidas, o rubro-negro carioca vem em uma crescente, aparecendo sempre na frente em todos os levantamentos seguintes.

Atualmente, Flamento lidera o Campeonato Brasileiro, com 42 anos, dez pontos a frente do alvinegro paulista, que tem 32 pontos e está na quinta colocação.

Foram ouvidas 2.878 pessoas, todas com mais de 16 anos, em 175 municípios de todo o Brasil, entre os dias 29 e 30 de agosto.

Cb image default
Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.