Buscar

oanna Jedrzejczyk recusa papel de vilã diante de Rose: "Sou uma pessoa boa"

Às vésperas de revanche com americana, polonesa volta a citar problema com peso para explicar derrota, e ainda admite possível subida para a categoria peso-mosca

Cb image default
Divulgação

oteiro de um embate naturalmente é preciso um herói e um vilão. No UFC, isso é ainda mais comum. Em novembro do ano passado, Rose Namajunas destronou Joanna Jedrzejczyk do posto de campeã peso-palha e se tornou a nova queridinha dos fãs por sua postura respeitosa, e principalmente entre as outras lutadoras da companhia. Do outro lado, a polonesa foi posta como vilã, e criticada por uma suposta postura arrogante. No próximo sábado, Joanna terá a sua revanche no UFC 223, em Nova York, mas já avisou que não vestirá esse personagem que tentaram lhe atribuir.

- As pessoas só veem um lado da moeda, nunca veem o outro lado e isso é triste. Eu não sou essa pessoa. As pessoas só me veem no octógono e nas pesagens como uma pessoa violenta, mas fora sou uma pessoa diferente. Não ligo para essas opiniões. Sei o que é importante na minha vida: é ter minha família, amigos e meu time. Não ligo para o que as pessoas estão dizendo. Acredite, estou focada na minha vida e aproveitando ela. A vida é muito curta para sentar e chorar com o que outras pessoas estão pensando. Se você não gosta de mim, não goste. Não ligo. Não conseguimos amar todas as pessoas no planeta. Eu sei quem sou e como sou uma boa pessoa. Meu Deus sabe disso também, então isso é o que importa para mim - disse a lutadora de 30 anos, em entrevista exclusiva ao Combate.

Sem o cinturão que conquistou em março de 2015 e que defendeu com sucesso por cinco vezes, Joanna Jedrzejczyk se diz mais tranquila hoje, e lembra que a pressão agora está do lado da americana cinco anos mais nova.

- Ah, nada (faz falta da época de campeã). Minha vida mudou e me sinto melhor. Mudei como lutadora e ser humano, vejo as coisas diferentes. Quando você está no topo, todos querem estar com você. Eu já era uma pessoa família antes, mas agora estou focada na minha família e amigos ainda mais que antes. Fico feliz que limpei o caminho e deixei apenas pessoas reais e honestas ao meu redor. Fico muito feliz que estou mais perto de meus treinadores. Fizemos um ótimo trabalho e não tem nada faltando. Sou a campeã, sempre digo que isso significa para mim o mesmo que a medalha olímpica. Quando você vai para as Olimpíadas e ganha uma medalha, e depois disso você não repete esse sucesso, você continua uma medalhista olímpica. Então, me sinto como se ainda fosse a campeã. Ganhei meu cinturão e o defendi cinco vezes, não foi apenas uma vez. Mas vou provar para as pessoas que você pode cair e levantar novamente, e vou fazer isso no sábado.

A polonesa vinha de 14 vitórias seguidas e invicta na carreira até enfrentar Rose Namajunas no UFC 217, no fim do ano passado. A americana nocauteou a Joanna em 3m03 de luta, depois de muito ser provocada pela então campeã. Joanna Jedrzejczyk valorizou o trabalho feito com o brasileiro Katel Kubis, seu treinador de muay thai, e Mike Brown, treinador de MMA, na American Top Team, na Flórida.

- Não tenho me estressando, e não estou nervosa. Rose é uma ótima lutadora, é a campeã, então tem muita pressão sobre ela. O trabalho duro é feito muitas semanas antes da luta, que é a "cereja do bolo", então quero esperar por sábado, ir para o octógono e mostrar quem eu sou e o quão duro venho trabalhando nas últimas semanas. Amo minha família, sou uma pessoa muito família, religiosa, então rezo bastante, e passo tempo com meus treinadores, Mike Brown e meu treinador brasileiro Katel Kubis, somos como uma família. Meu noivo, minhas irmãs e meu cunhado estão vindo da Polônia. Estou muito feliz de passar esses momentos com eles.

Joanna também voltou a falar sobre o problema no corte de peso. Ele apontou o drama vivido horas antes de ter que bater o limite de 52,2kg da divisão peso-palha como primordial para seu desempenho no cage.

- Na última vez, não tive a chance de competir a luta inteira, os cinco rounds. Sei que teve influência por conta do peso, que tive dois dias (para perder) - honestamente, tive 30 horas antes da luta. E esse corte de peso impactou a minha performance, e não era a competidora que sou dessa vez (...). Agora, cuidei da minha dieta, tenho um novo time me ajudando e meu peso está muito baixo. Sei que estarei 100% saudável e aparecerei saudável no sábado. Não sei muito sobre a mentalidade da Rose, esse é assunto dela. Estou focada nos últimos meses e semanas em como posso ser melhor, e fiz isso. Vou mostrar no sábado.

Apesar de tentar manter o foco na luta de sábado, no Brooklyn, a lutadora polonesa admitiu que seu futuro pode estar no peso-mosca. Ela lembrou que competia nesta categoria quando começou no muay thai.

- Eu penso em mudar para a divisão dos 56,7kg, competia nela quando lutava muay thai antes de me juntar ao UFC, era um peso muito natural para mim. Tinha que perder 2,3kg, às vezes não era nada. Em função do treino pesado que tenho feito, meu corpo está mudando, tenho mais músculos e mais massa muscular. Mas agora só quero focar na minha luta no sábado, mas no futuro talvez me junte à divisão peso-mosca (...). Depois disso, vou sentar e conversar com o Dana, com meus treinadores e vamos ver qual será o próximo passo. Agora, quero pegar o cinturão de volta para a Polônia. Levar o que me pertence.

Mas e se vier a ser campeã, como fica a divisão peso-palha com a dona do cinturão de olho na categoria de cima? Joanna garante que defenderia o título.

- Claro! Estou planejando defende-lo também. Sou uma atleta, uma guerreira, definitivamente defenderei o cinturão.

O Combate transmite o UFC 223 ao vivo e com exclusividade no próximo sábado, a partir de 19h05 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real, com vídeo ao vivo das duas primeiras lutas do card preliminar. Na sexta-feira, canal e site exibem ao vivo a pesagem cerimonial do UFC 223 às 18h55. Confira o card atualizado:

UFC 223

7 de abril de 2018, em Nova York (EUA)

CARD PRINCIPAL (23h, de Brasília):

Peso-leve: Max Holloway x Khabib Nurmagomedov

Peso-palha: Rose Namajunas x Joanna Jedrzejczyk

Peso-pena: Renato Moicano x Calvin Kattar

Peso-leve: Michael Chiesa x Anthony Pettis

Peso-leve: Al Iaquinta x Paul Felder

CARD PRELIMINAR (19h15, de Brasília):

Peso-palha: Karolina Kowalkiewicz x Felice Herrig

Peso-mosca: Ray Borg x Brandon Moreno

Peso-leve: Joe Lauzon x Chris Gruetzemacher

Peso-leve: Evan Dunham x Olivier Aubin-Mercier

Peso-pena: Alex Caceres x Artem Lobov

Peso-mosca: Bec Rawlings x Ashlee Evans-Smith

Peso-meio-pesado: Devin Clark x Mike Rodriguez

Peso-galo: Zabit Magomedsharipov x Kyle Bochniak

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.