Publicado em 13/04/2015 às 15:30, Atualizado em 26/10/2016 às 11:45

Após três meses, Reinaldo troca comando da Agepen

Fagner de Olindo, Campo Grande News
Juiz aposentado, Ailton Stropa Garcia assumiu hoje comando da Agepen (Foto: Chico Ribeiro)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) trocou, nesta segunda-feira (13), o comando da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

 A mudança, que ocorre a pouco mais de três meses da posse do tucano, atribuiu o cargo de diretor-presidente ao juiz de direito aposentado Ailton Stropa Garcia.

Azambuja justificou a alteração como decorrente de “decisão de cunho pessoal” do tenente-coronel da Polícia Militar, Pedro César Figueiredo de Lima. Ele deixa a agência após integrar seus quadros por sete anos e que desde janeiro respondia por seu comando.

Durante a solenidade de posse, o governador ainda reforçou ter autorizado abertura de concurso públicopara contratação de agentes penitenciários, além de firmar compromisso com a categoria para melhora da infraestrutura física e de informação no sistema prisional.

Perfil – Natural de Guararapes (SP), o novo diretor-presidente da Agepen possui 59 anos e é mestre em direito pela UnB (Universidade de Brasília).

Seu ingresso na magistratura ocorreu em 1988, tendo atuado como juiz substituto nas comarcas de Campo Grande, Aparecida do Taboado, Fátima do Sul e Dourados, além de ter substituído em Três Lagoas, Caarapó, Glória de Dourados, Deodápolis, Rio Brilhante e Maracajú.

No segmento político, respondeu como procurador-geral da Câmara Municipal de Dourados e se candidatou, no ano passado, a vaga de deputado federal pelo Democratas, obtendo 7.196 votos.