Buscar

Conta de luz em Mato Grosso do Sul deve subir mais 35% em abril

Consumidores já tiveram alta extraordinária de 27,9% na energia no mês de março

Consumidores atendidos pela Energisa no Estado deverão ter novo aumento nas tarifas em abril (Foto: Paulo Ribas / Correio do Estado)

Se 27,9% de reajuste no valor da energia elétrica é considerado alto, os consumidores atendidos pela Energisa/MS, a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), devem preparar o bolso para aumento em abril, nos mesmo patamares ou até maior.

 A expectativa é que o porcentual de reajuste tarifário anual fique em 35%, de acordo com o deputado estadual Marquinhos Trad, que todos os anos questiona os critérios usados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para conceder o aumento.

No ano passado, a decisão da Aneel foi protelada por ordem judicial obtida pelo parlamentar, porque os diretores da agência não cumpriram uma das etapas determinada pela nota técnica 129/2011, que obriga ampla divulgação do processo.

Para este ano, o caminho deve ser o mesmo, segundo o economista e consultor do setor elétrico Fernando Abrahão, porque, até o momento, o processo no site da Aneel não é público, como determina a nota técnica. 

No documento, afirma-se que a concessionária deve enviar as informações básicas 45 dias antes do reajuste (no caso da Energisa/MS, dia 8 de abril; o pleito deve ser entregue 30 dias antes (o prazo final foi em 9 de março). “Não informaram, até agora, nada sobre o reajuste da Enersul, tratam o assunto a sete chaves”, enfatizou o economista.

 A assessoria da agência disse que o processo é disponibilizado quando não há mais pendências.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.