Buscar

Criador de MS triplica média diária da produtividade de leite

Dos 24 mil produtores de leite de MS, 15 mil produzem em torno de 100 litros diários, número abaixo do ideal que seria de 300 litros

O produtor Aristeu Nantes triplicou a produção de leite para 900 litros diários (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul tem 24 mil produtores de leite, destes, de acordo com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), em torno de 15,1 mil produzem aproximadamente 100 litros diários, menos do que o ideal para a sustentabilidade econômica, que seria 300 litros ao dia para a agricultura familiar.

Dentre os que se destacam na produção diária de leite, está o produtor Aristeu Nantes, que tem propriedade no município de Glória de Dourados, onde cria 65 vacas holandesas e retira por dia, em média, 900 litros de leite. O número está acima do que é produzido pela maioria dos criadores em Mato Grosso do Sul. Mas nem sempre foi assim. De acordo com Aristeu, em 1999, quando começou a atividade leiteira, a produção era baixa, o preço desvalorizado e a qualidade comprometida. Hoje, o cenário é bem diferente. “Trabalho com 100% de inseminação artificial, ordenhadeiras e semiconfinamento dos animais. O leite é vendido a granel e entregue resfriado para o laticínio. Com a tecnologia a situação é mais estável”, explica o produtor.

O produtor Aristeu é um dos participantes do 18º Encontro Técnico do Leite, que acontece na terça-feira (02), a partir das 8 horas.  Nesta edição, o tema é ‘Tecnologias competitivas para produção de leite’, com objetivo de levar aos produtores sul-mato-grossenses os temas mais emergentes do setor, apresentados por especialistas com palestras relacionadas as alternativas para manejo, mercado, rebanho e criação. Para o produtor é sempre bom saber o que outros produtores estão fazendo. “A troca de experiência é válida e o conhecimento faz diferença na hora de produzir”, ressalta Aristeu.

Entre os temas que serão abordados no Encontro está a ‘Medicina da produção: eficiência na integração das ferramentas de manejo”, com o médico veterinário, Elias Facury, doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Encontro Técnico do Leite A 18ª edição do evento se consolida como o principal do segmento de leite em Mato Grosso do Sul. Os produtores assistirão palestras que abordam temas que vão desde o bem-estar animal à comercialização. A iniciativa é da Famasul em parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande e Governo do Estado, por intermédio da Sepaf (Secretaria de Produção e Agricultura Familiar).

O Encontro Técnico do Leite é patrocinado pelo Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa), Banco do Brasil e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O evento acontece na terça-feira (2), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a partir das 08h. Para mais informações, acesse: http://famasul.com.br/encontro-do-leite/

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.