Publicado em 07/05/2015 às 13:02, Atualizado em 26/10/2016 às 11:57

Crise impede reajuste de servidores e Governo não irá negociar aumento de salário

Servidores reúnem-se novamente com equipe de Reinaldo Azambuja em busca de reajuste

Fagner de Olindo, Correio do Estado

Em consequência da crise nacional vivida pela país nos últimos meses, os servidores que atuam no Governo do Estado não receberão nenhuma porcentagem de reajuste salarial. Desde o início da manhã desta quinta-feira (21), secretários do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) está reunido com representantes dos servidores estaduais, que querem negociar aumento desde o fim do mês passado.

A folha salarial bruta dos servidores do Estado, só no último pagamento, contabilizou R$ 365 milhões. No ano passado, os reajustes dados aos servidores impactaram em um aumento de R$ 29 milhões na folha salarial.

Na última segunda-feira (4), líderes do Fórum dos Servidores Públicos do Estado amanheceram em frente ao prédio da governadoria, no Parque dos Poderes, em busca de uma audiência com Azambuja.

O grupo foi recebido pelos secretários de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, da Casa Civil, Sérgio de Paula e de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis e agora uma nova conversa acontece na governadoria.

Ameaças de paralisações ou greves não surtirão efeito em uma possível negociação salarial, já que o governador Reinaldo Azambuja já bateu o martelo em relação a não conceder qualquer porcentagem de reajuste. 

Uma mobilização nacional por reajuste, inclusive, está marcada para o próximo dia 14 de maio. Os professores das redes estaduais de ensino de todo o país devem iniciar mobilizações e paralisações para pressionar os governos, no entanto, pelo menos em Mato Grosso do Sul, qualquer protesto não deve mudar a decisão de Azambuja.