Publicado em 08/04/2015 às 13:29, Atualizado em 26/10/2016 às 11:42

Deputadas usam lenço na cabeça para simbolizar luta contra o câncer

Fagner de Olindo, Correio do Estado
Segundo Mara Caseiro, de janeiro a março, 413 novos casos de câncer foram diagnosticados na Capital (Foto: Fausto Brites / Correio do Estado)
Maria Antonieta, na tribuna, e Mara Caseiro debatem sobre o combate ao câncer (Foto: Fausto Brites / Correio do Estado)

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado em 8 de abril, duas das três deputadas da Assembleia Legislativa, Mara Caseiro (PTdoB) e Antonieta Trad (PMDB) usaram lenços na cabeça para simbolizar a luta das mulheres que recorrem ao acessório para esconder a queda de cabelo em decorrência do tratamento da doença.

Dados

Mara Caseiro usou a tribuna da Casa para falar que, somente de janeiro a março deste ano, 413 novos casos de câncer foram diagnosticados em Campo Grande, o que representa uma média de quatro resultados positivos para doença por dia.

De acordo com a parlamentar, dados do Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos, filial do Hospital do Câncer de Barretos em Campo Grande, indicam que desde o início deste ano foram realizados 2.705 mamografias e 4.146 exames para detectar câncer de colo de útero. Ao todo, 41 casos foram confirmados, sendo 28 de câncer de mama e 13 de útero, os tumores mais frequentes em mulheres.

Já no Hospital do Câncer Alfredo Abrão foram diagnosticados 372 casos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), na região Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul lidera com a maior taxa de incidência de câncer de próstata, com média de 82,92 casos para cada 100 mil habitantes. Já a média na região é de 62,55 casos para cada 100 mil habitantes.

Estimativas do Inca indicam ainda o surgimento de 57 mil novos casos no Brasil em 2015.

Para a deputada Mara Caseiro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma oportunidade de conscientização a respeito da importância de investir em pesquisa e tecnologia contra a doença. “O mundo ainda aguarda a descoberta da cura e a busca de tratamentos menos invasivos para pacientes portadores de diferentes tipos de câncer”, salientou a parlamentar.