Buscar

Fetems acredita que 90% da categoria deve aderir à greve

Professores e administrativo pedem cumprimento de lei do Piso Salarial Nacional

Roberto Botareli durante coletiva de imprensa na Fetems (Foto: Maressa Mendonça/Correio do Estado)

A greve dos professores da rede estadual de ensino teve início nesta quinta-feira (27), com adesão de 75% da categoria. Mas a expectativa é que esse percentual suba para 90% até a próxima segunda-feira (1), conforme anunciado pelo presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), Roberto Botareli.

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje, Botareli informou que a paralisação superou as expectativas, com participação de todos os municípios. Em Aquidauana, Três Lagoas e Fátima do Sul, a adesão foi total. Em Dourados foi de 80%, Nova Andradina contou com a participação de 85% da categoria e Campo Grande, com 60%. “Hoje a categoria pede o cumprimento da lei, uma proposta diferente daquela apresentada pelo governo”, declarou o presidente.

A proposta apresentada pelo governo em fevereiro deste ano previa pagamento do percentual de reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional de 13,01% na folha de fevereiro, retroativo a janeiro de 2015, além da criação de uma comissão permanente para o controle de professores convocados, divulgação dos gastos da Secretaria de Estado de Educação (SED) e o cumprimento do percentual de 10,98% no ano de 2015, bem como piso nacional, por 20 horas, até 2015. Mas, de acordo com Botareli, essas propostas não foram cumpridas, o que acabou desencadeando a greve.“Se a gente ver que não vai avançar, não resta outro caminho a não ser o judicial”, pontuou o presidente.

Botareli explicou que a categoria está aberta ao debate e que nova reunião deverá ser realizada na próxima semana para avaliar as alternativas apresentadas pelo governo. “Quem tem que apresentar proposta é o governo. Não adianta a gente apresentar, se eles não têm condições de cumprir”.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.