Publicado em 02/06/2015 às 07:10, Atualizado em 26/10/2016 às 12:12

Governo estuda projeto ou decreto para reduzir ICMS do diesel em julho

Fagner de Olindo, Campo Grande News
Governador não sabe se implantará redução de imposto por meio de projeto ou decreto (Foto: Marcelo Calazans)

Apesar de ter anunciado a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do diesel de 17% para 12%, a partir de julho, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que não sabe ainda se a medida será implementada por meio de projeto de lei ou decreto.

A redução valerá até dezembro deste ano. Se houver aumento no consumo do combustível em todo o Estado, a alíquota continuará reduzida em 2016, conforme explicou o governador hoje (1º), durante a abertura do Mês do Meio Ambiente, no Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

“Se atingir a meta de aumento de consumo que o governo espera, vai ser prorrogado. Queremos que essa diminuição do valor chegue nas bombas. A PGE (Procuradoria Geral do Estado) está estudando se será por meio de projeto de lei ou um decreto do governo”, detalhou Reinaldo, que há mais de um mês chegou a falar que o projeto seria enviado em junho para votação na Assembleia Legislativa.

Os caminhoneiros fizeram protesto, bloqueando a BR-163, na saída de Campo Grande para Cuiabá, no dia 3 de fevereiro e, desde então, o governo discute a redução com empresários do setor de transportes, que já fizeram ainda outras manifestações contra medidas do Governo Federal.