Buscar

Negociação por reajuste trava e categorias não descartam greve

Sindicatos pressionam por correção da inflação e realizarão passeata

Governador se reuniu com sindicatos essa manhã na governadoria (Foto: Paulo Ribas/Correio do Estado)

Encontro entre o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e sindicatos, nesta sexta-feira (22), não apresentou nenhum avanço sobre possibilidade de reajuste aos servidores estaduais. Da mesa de negociação saiu apenas a confirmação de panfletagem e passeata na próxima semana, além da iminência de indicativo de greve. 

Alexandre Pereira, um dos coordenadores do Fórum Estadual dos Servidores e presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), afirmou não haver avanço na negociação de reajuste, uma vez que o governo afirma já o ter concedido em dezembro do ano passado. Mesmo que assegure que o diálogo será mantido, o líder sindical anunciou a manutenção de panfletagem e passeata na próxima semana em Campo Grande. “Não queremos greve, mas mantemos nosso posicionamento”.

Das 16 categorias representadas pelo Fórum dos Servidores, ao menos quatro delas teriam indicativo de greve e outras não descartam adotar essa medida se o reajuste salarial não se tornar realidade. Caminho semelhante deve ser seguido pela Federação dos Servidores Estaduais e Municipais de Mato Grosso do Sul, que agrega outros 12 sindicatos.

Reajuste zero já havia sido anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja, em decorrência de queda na arrecadação e a crise ecônomica do país. Ainda assim, servidores beneficiados pelo Programa Constitucional de Irredutibilidade (PCI) podem receber 7,9% de atualização por não terem sido contemplados em reajuste de 10% concedido, conforme o governo, no mês de dezembro.

Em relação a greve, o tucano considera ser uma opção de cada categoria, porém anunciou que “o governo vai tomar as medidas que entende ser necessárias para o funcionamento dos serviços, sobretudo os essenciais”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.