Publicado em 18/03/2015 às 13:51, Atualizado em 26/10/2016 às 11:33

Pedido de criação da CPI da Enersul tem assinatura de 17 dos 24 deputados

A Comissão precisará de cinco integrantes e será presidida por Marquinhos Trad (PMDB)

Fagner de Olindo, Correio do Estado

Embora fosse preciso apenas oito assinaturas, 17 dos 24 deputados estaduais assinaram o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possível desvio de R$ 700 milhões do caixa da Enersul.

O pedido agora seguirá um trâmite regimental da Assembleia Legislativa. Já a CPI precisará de cinco integrantes e será presidida por Marquinhos Trad (PMDB).

A investigação será aberta graças a uma auditoria feita nas contas da Enersul no período de 2010 a 2014, ocasião em que foi descoberto esquema suspeito nas finanças da empresa. Havia, por exemplo, retirada milionária da conta da Enersul para pagar por prestação de serviço.

Uma série de irregularidades foi constatada na auditoria feita a pedido de Marquinhos e Fábio Trad, ex-deputado federal. A empresa responsável pela auditoria foi a Price Waterhouse Coopers, a mesma que fez o levantamento que descobriu o esquema fraudulento da Petrobras.

O objetivo da CPI, segundo o deputado Marquinhos Trad, é recuperar esse dinheiro, caso ele tenha sido retirado do caixa para esquema de fraude.