Publicado em 12/05/2015 às 15:12, Atualizado em 26/10/2016 às 11:59

Sejusp discute melhorias para a segurança pública de Sidrolândia

Fagner de Olindo, SEJUSP MS

Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, recebeu na tarde de segunda-feira (11), na Sejusp, em Campo Grande, o prefeito de Sidrolândia, Ari Basso; o secretário de Governo, Ilson Peres de Souza; líderes da Maçonaria e o delegado Carlos Eduardo Trevelin Millan, titular da Polícia Civil na cidade, para discutir melhorias para a segurança pública daquele município.

Em pauta estiveram o aumento dos efetivos da Polícia Militar e da Polícia Civil, inclusive com a lotação de mais um delegado em Sidrolândia. “Trata-se de uma cidade que possui extensa área territorial e muitos acampamentos de trabalhadores rurais sem terra e diversos assentamentos, por isso há necessidade de um reforço no efetivo”, explicou o secretário de Governo.

O secretário de Segurança destacou que este mês o Governo do Estado forma 834 novos policiais militares, que em sua maioria serão lotados na região de fronteira, porém, 126 candidatos à soldados da Polícia Militar, aprovados em todas as fases serão convocados para o curso de formação e serão lotados em Campo Grande, regional responsável pelo município de Sidrolândia.

“Serão convocados ainda para a formação 178 novos policiais civis, e estamos planejando ainda, para realização imediata, diversas operações policiais de recobrimento, com a participação do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e da Polícia Militar Rodoviária, pois sabemos das demandas do município, que acaba sendo utilizado como rota para o tráfico de drogas”, disse o secretário Sílvio Maluf.

Presente na reunião o superintendente de Segurança Pública da Sejusp, o delegado Antônio Carlos Videira apresentou aos presentes a proposta de instalação de um sistema de videomonitoramento em Sidrolândia através de parcerias entre o Governo do Estado, Conselho de Segurança e iniciativa privada. “Sendo o sistema interligado com as polícias, reduz o tempo de resposta, bem como a incidência criminal”, afirmou Videira.

O prefeito, vereadores e o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Rogério Menezes, aprovaram a ideia e vão marcar uma reunião no município, com a presença do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, e o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, coronel Valter Godoy Rojas, que também participaram da reunião, para tratar dos detalhes para a implantação do videomonitoramento.