Publicado em 16/04/2015 às 13:24, Atualizado em 26/10/2016 às 11:47

Senar lança programa para atender 64 mil alunos sul-mato-grossenses em 2015

Fagner de Olindo, Campo Grande News
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou do lançamento do projeto Agrinho (Foto: Marcelo Calazans)

Para levar os conhecimentos do campo a 64 mil alunos sul-mato-grossenses da rede pública de ensino, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) lançou, hoje (16), o programa Agrinho 2015. Serão atendidos crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano, de 170 escolas no interior do Estado.

Por meio de atividades que reúnem saberes de várias disciplinas, o projeto leva temas como sustentabilidade às salas de aula. Segundo a coordenadora do projeto, Sandra Serrano, o ensino formal é a ponte para expandir e estimular o olhar crítico, reflexivo e abrangente das crianças. “É um projeto transdisciplinar e interdisciplinar. Nosso maior desafio é que ele realmente tenha eficácia e eficiência ao motivar as crianças”, comentou a psicóloga.

O projeto foi iniciado no ano passado com 31,4 mil alunos. Nesse ano, serão mais oito escolas, totalizando 19. Até o fim de 2015, serão treinados mais 3,5 mil professores. Conforme Sandra, o objetivo é estar presente em todos os municípios do Estado até 2017. A intenção e implantar em escolas de Campo Grande em 2017.

Terenos foi uma das cidades mais premiadas pelo projeto com o encerramento das atividades no ano passado. O projeto animou professores e alunos da cidade, segundo a prefeita de Terenos, Carla Castro Rezende. “Educação não é gasto é investimento. O Agrinho movimentou a cidade e trouxe, principalmente, autoestima a alunos e professores. Motivar alunos e professores faz com que os projetos tenham cada vez mais qualidade, afinal todo esforço em prol da educação só traz melhorias à sociedade”, disse sobre o projeto que usa cartilhas, atividades, discussões em sala e faz concurso ao fim do ano.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) prestigiou o lançamento e disse que a iniciativa é de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado. “Para o futuro já está em pauta ampliar as premiações que, atualmente, são apenas para alunos e professores, também para as escolas. Apoio a ideia de transformar o Agrinho num programa válido em todas as cidades do Estado”, disse o governador.