Buscar

Bancos podem ficar sem dinheiro em caixas automáticos, diz sindicato

Agências em que abastecimento é feito por bancários correm o risco.Greve da categoria completa 14 dias em Mato Grosso do Sul.

(Foto: G1 MS)

A greve dos bancários em Campo Grandeentra no 14º dia de paralisação nesta quarta-feira (2), ainda sem previsão de término, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande (SEEB-CG). A presidente do sindicato, Iaci de Azamor Torres, disse aoG1, nesta quarta-feira (2), que cerca de 90 agências de Campo Grande e da região permanecem fechadas. Por isso, serviços como abastecimento de dinheiro nos caixas automáticos também podem ficar prejudicados.

Os bancos em que o abastecimento é feito por bancários correm esse risco, principalmente se eles [bancos] não tiverem um esquema de segurança ou funcionários terceirizados, explicou Iaci.

A presidente do sindicato explicou que cada instituição bancária tem uma política de trabalho em relação à reposição de dinheiro, que pode ser feita por funcionários terceirizados, por exemplo, no entanto, com a intensificação da greve, a tendência é que o dinheiro pare de circular.

O movimento é crescente em outros sindicatos do estado também. Nas cidades sedes do interior, os bancos estão todos fechados, afirmou.

Ainda conforme Iaci, a categoria não tem expectativa de negociação com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), que continua sem sinalizar qualquer proposta.

Eles [Febraban] estão muito mais preocupados em fazer lobby lá em Brasília, para tentar aprovar o Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização dos bancos. O foco deles nesse momento é aprovar o projeto, explicou.

Porjeto de terceirizaçãoO Projeto de Lei 4330/2004, de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PL-GO), dispõe sobre o contrato de prestação de serviços a terceiros e as relações de trabalho dele decorrentes, de diversas instituições, inclusive as bancárias.

Conforme o texto do projeto, a lei propõe o aumento da terceirização justificando que esta prática é uma das técnicas de administração do trabalho com maior crescimento, considerando a qualidade do produto e da prestação de serviço. O projeto de lei teve origem em outro projeto, nº 4.302/1998.

A proposta ainda não foi votada, mas passou pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara Federal, onde teve parecer pela constitucionalidade, e agora segue em tramitação.

Canais alternativosPara o consumidor não ser prejudicado pela paralisação dos serviços, a orientação é que o cliente procure a empresa credora para negociar ou buscar formas alternativas de pagamento. Os caixas eletrônicos podem ser usados para transferências, saques e depósitos. Em caso de títulos de cobrança vencidos, é preciso pedir um novo boleto com valores atualizados. Boletos bancários podem ser reimpressos no site do banco emissor.

Os caixas eletrônicos também podem ser usados para bloquear cartões, fazer empréstimos pessoais (CDC), resgatar investimentos e colocar contas em débito automático, de acordo com a Febraban. Nos correspondentes bancários, como lotéricas e redes de supermercados, é possível consultar saldos e extratos de contas-correntes e poupanças, entregar propostas de cartão de crédito, conta-corrente, cheque especial e fazer empréstimo consignado para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.

Por meio do internet banking, o cliente pode ver saldo, extrato, informe de rendimentos, poupança e transações agendadas. Também é possível fazer pagamentos e licenciamento de veículos e o canal serve para transferência entre bancos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.