Buscar

Exame descarta morte por H1N1 em paciente de Corumbá

Homem estava internado no CTI do Hospital de Corumbá e morreu na segunda-feira (1º)

Exame necroscópico descarta que a causa da morte de Oderlei Ribeiro dos Santos tenha sido por conta do vírus H1N1. O paciente estava internado no CTI do Hospital de Corumbá e morreu na segunda-feira (1º). As informações são do Diário Corumbaense.

O médico Domingos Albaneze, diretor-técnico da Santa Casa, sugere a possibilidade de o paciente ter sido vítima de hantavírus ou leptospirose. O hantavírus tem os mesmos sintomas que o H1N1 e o problema respiratório que a doença gera é bastante severo. No entanto, ainda há necessidade de novos exames para detectar se realmente a causa da morte do paciente foi essa doença.

Os médicos esclareceram que todos os pacientes notificados, mesmo sem a confirmação para H1N1, já estão sendo tratados como se estivessem com a doença, ou seja, estão sendo medicados com o Tamiflu, medicamento indicado para tratar o vírus H1N1. O Tamiflu é ministrado até 72 horas depois do início dos sintomas de quadro infeccioso pulmonar. O medicamento tem indicação restrita, não pode ser ministrado sem orientação médica, principalmente para que não perca efeito.

O médico Emerson Moreira afirmou que o estado de alerta já existe em Corumbá, com relação à Gripe A, mas não pode ser chamado de epidemia pelo fato de ter sido confirmado um paciente com H1N1. O médico Domingos Albaneze afirmou que como o resultado dos exames não está dando positivo para alguns pacientes, a equipe médica está estudando a possibilidade de outras doenças, como o hantavírus e a leptospirose, doenças provocadas por urina e fezes de rato. As duas doenças têm sintomas semelhantes ao H1N1.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.