Buscar

Festival de Tradição Gaúcha de MS acontece neste fim de semana

Evento deve reunir cerca de 5 mil pessoas

(Foto: Divulgação)

O 27º Fegams (Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha) começa nesta sexta-feira (08) e vai até domingo (10) no Parque de Exposições em Maracaju, cidade a 160 quilômetros de Campo Grande. O evento, que deve receber em torno de 5 mil pessoas, é realizado pelo MTG-MS (Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul) e pelo CTG Nova Querência.

“Teremos provas na área artística, cultural e esportiva. Na artística está a maior concentração de provas, declamação, canto, música e dança. Na área esportiva, tem competição de bocha, bolão e truco”, explica o presidente do MTG-MS, Natal José Marchioro.

Com o tema “A Tradição Enraizada na Riqueza do Solo Sul-mato-grossense”, o evento conta com 700 concorrentes no Estado, de 10 CTGs (Centro de Tradições Gaúchas): Chapadão do Sul, São Gabriel, Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante. Laguna Caarapã, Ponta Porã, Amambaí. Dois CTGs da Campo Grande vão participar do Fegams, Tropeiros da Querência e Farroupilha.

“O trabalho deste ano foi bem feito, o pessoal está vindo junto desde o ano passado. Temos grandes expectativas com a invernada juvenil, adulto e a xiru está com a vaga garantida”, afirma o diretor do CTG Tropeiros da Querência, Márcio Cavanha.

Felipe Soares está a frente das equipes do CTG Tropeiros da Querência há 5 anos. “Vamos levar neste ano 120 pessoas, que vão disputar dança de salão, música, canto, declamação, todas as categorias. Nossa maior vitória foi ter feito com que a cultura gaúcha se difundisse no Estado porque hoje temos todas as categorias representadas”, cita.

A entidade será representada pela invernada mirim com o tema História das Carretas, na juvenil será mostrada A vida do Homem do Campo, na adulta A Revolução dos Degolados, e na Xiru Sonho de um Seresteiro.

O evento deste ano tem apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Maracaju e Câmara de Vereadores de Maracaju.

O festival é aberto ao público e a entrada para as apresentações artístico-culturais é gratuita.

Programação

Sexta-feira8h30 – Competições: dança de salão, gaita, violão e viola, declamação;19h – Abertura Oficial;

Sábado8h – Competições: Danças tradicionais, poesia, chula;

Domingo8h – Danças tradicionais;13h - Final chula;16h – encerramento e premiação. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.