Buscar

Governo do Estado realizou a primeira reunião do comitê de combate ao mosquito da dengue

(Foto: Jessica Barbosa)

A Secretaria de Estado de Saúde realizou nesta terça-feira (05) a primeira reunião do Comitê Estadual de Combate ao Vetor Aedes Aegypti como parte das ações integrantes ao Plano Estadual de Enfrentamento ao mosquito. A reunião contou com a participação do presidente do Comitê, o governador Reinaldo Azambuja, além dos secretários executivos e representantes das 30 instituições que compõem o Comitê e assinaram seus termos de posse na solenidade.

Durante a abertura dos trabalhos, o governador Reinaldo Azambuja falou sobre as constantes ações empenhadas pelo Governo do Estado com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes Aegypti nos cuidados a doenças como dengue, Chikungunya e Zika. Em seu discurso presidindo o evento, o governador anunciou as primeiras deliberações a serem encaminhadas ao Comitê.

“Estamos hoje em um encontro muito importante que apresenta os trabalhos voltados ao controle de doenças como a Zika, Dengue e Chikungunya. Nossas primeiras medidas incluem a aquisição de nove novos veículos “fumacês” para atuarem nas forças tarefas pelo estado, a aquisição de mais mil smartphones para aumentar a área de monitoramento dos agentes através dos dados da Sala de Situação e também a resolução que institui a criação do programa Colaborador Voluntário pela Secretaria de Estado de Saúde”, destacou o governador Reinaldo Azambuja.

O governador também assinou o edital de chamada para a seleção pública de Projetos de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul. O edital, publicado nesta terça-feira é direcionado a propostas de pesquisas na área da saúde na linha de pesquisa sobre estudos de combate e prevenção arboviroses com ênfase em Zika vírus, dengue e Chikungunya.

Como secretário-executivo do Comitê, o secretário de estado de saúde, Nelson Tavares fez uma breve apresentação sobre a execução do Plano Estadual de Combate ao Aedes Aegypti, em especial os trabalhos desenvolvidos desde o inicio do ano através da Sala de Situação em uma ação conjunta aos municípios no monitoramento das visitas realizadas nos imóveis pelos agentes.

Cid Pinheiro - Assessor de Comunicação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.