Buscar

Jovem é atingida por raio durante temporal em Caarapó; Leitora registra imagem

Uma jovem de 22 anos foi atingida por um raio durante o temporal que caiu sobre o município de Caarapó no final da tarde de ontem (4).

Conforme informações apuradas pelo CaarapoNews, o incidente ocorreu quando Josiane Mendes estava em sua casa, uma chácara localizada na saída para Dourados, e sentou-se em frente ao computador, com um celular e um bloco com uma caneta.

Conforme relato de amigos, após a queda de um raio, a jovem sentiu um forte impacto nas suas pernas, que teriam ficadas travadas e sem movimento. Ela teria pedido ajuda aos seus pais, que também estavam em casa, e foi encaminhada até o hospital São Mateus, onde recebeu atendimento médico.

Apesar do susto, Josiane Mendes foi liberada e passa bem. Ainda segundo os amigos, ela sente um pouco de dor nas pernas e está assustada.

A leitora do CaarapoNews Rafaela Schaedler registrou, por volta das 18h10 o momento em que um raio caia sobre a cidade de Caarapó durante o temporal de ontem e enviou a redação. A suspeita é de que uma faísca teria atingido a jovem.Recentemente o CaarapoNews divulgou uma pesquisa que apontava o estado do Mato Grosso do Sul como o quinto estado brasileiro em número de mortes por raios, relembre:Mato Grosso do Sul teve quatro mortes por raios em 2014, segundo levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O estado é o quinto no país em número de mortes provocadas pelo fenômeno natural entre 2000 e 2014, de acordo com o órgão, quando foram registradas 111 mortes por raios. O número fica abaixo do registros em São Paulo, onde 288 morreram, Minas Gerais (132), Rio Grande do Sul (130) e Pará (126).

O Brasil teve 98 registros de mortes por raios, um a menos do que em 2013. Os estados que mais tiveram óbitos foram São Paulo (17), Maranhão (16), Piaú (7) e Amazonas e Pará (6 cada um). A incidências de raios no país é de 50 milhões por ano, conforme o grupo. A cada 50 mortes no mundo por descargas elétricas, uma ocorre no Brasil.

De acordo com o órgão, o levantamento foi feito com base em informações fornecidas pela imprensa, Defesa Civil e Ministério da Saúde.

Levantamento

Entre 2000 e 2014 foram registradas 1.792 mortes provocadas pelo fenômeno natural no país. O maior número de mortes foi registrado em 2001 (193 casos) e o menor foi em 2011, com 82 registros.

Conforme o grupo, 82% das vítimas eram homens e 19% mulheres e a maioria tinha faixa etária entre 14 e 24 anos, seguido pelo grupo de 0 a 14 anos. Os registros de mortes foram maiores no verão (43%) e menores no inverno (9%).

Segundo levantamento feito pelo Elat, 24% das incidências de raios foram durante atividades rurais, 17% dentro de casa, 11% próximo de veículos, 9% embaixo de árvores, 8% durante jogos de futebol, 5% sob coberturas, 5% na praia e 21% em outras circunstâncias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.