Buscar

Mundo Senai reúne 7 mil estudantes e empresários em 3 dias no Estado

As unidades do Senai da Capital, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Ivinhema, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia e Três Lagoas abriram as portas para a comunidade 

O Mundo Senai, realizado nos dias 17, 18 e 19 de outubro nas unidades operacionais de Campo Grande, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Ivinhema, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia e Três Lagoas, reuniu quase 7 mil pessoas, entre estudantes e empresários, que visitaram a entidade para conhecer a estrutura, os cursos e os serviços técnicos e tecnológicos oferecidos. O evento foi promovido simultaneamente pelo Senai em outros Estados para despertar o interesse pelas diversas profissões industriais e promove uma aproximação com a indústria.

Segundo a assessora de cooperação e projetos especiais do Senai, Ilana Coutinho Alencar, durante três dias, as unidades desses 11 municípios ofereceram palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional e visitas guiadas aos laboratórios. “O Mundo Senai contou com a participação de alunos das escolas municipais, além de escolas particulares e das escolas do Sesi nas cidades polos. Realizamos a pesquisa de satisfação que apontou um alto interesse por parte dos alunos, que puderam conferir diversos minicursos e conhecer os laboratórios. Isso nos proporcionou levar a essas pessoas informações sobre os serviços da entidade, além da nossa estrutura”, reforçou.

Em Corumbá, foram três dias e o público foi de 1.140 pessoas, enquanto em Nova Andradina a programação foi na quinta e sexta-feira e reuniu 480 pessoas. Já em Ivinhema foram 442 visitantes, enquanto em Naviraí o público foi de 628 pessoas, em Dourados mais 262, em Deodápolis outras 172 pessoas, em Campo Grande cerca de 1.000 visitantes, em Sidrolândia mais 340 pessoas, em Nova Alvorada foram 500 pessoas, em Três Lagoas outros 1120 visitantes e em Rio Verde 745 pessoas.

Repercussão

O vice-presidente da Fiems para a região oeste do Estado, Lourival Vieira Costa, participou do Mundo Senai na unidade em Corumbá e destacou que a aproximação com os alunos criou novas possibilidades. “Neste ano, trouxemos também alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para incentivá-los a ingressar no Ensino Médio e procurar a capacitação profissional”, declarou.

Em Campo Grande, o evento reuniu estudantes de diversas escolas. “Este evento foi um dos melhores porque atraiu uma grande quantidade de alunos interessados em conhecer a nossa estrutura. As pessoas ficaram realmente motivadas pela diversidade de atividades que nós oferecemos. Foi muito rico para todos”, declarou o gerente Artur Quintella.

Na avaliação do gerente do Senai de Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos, o grande número de participantes no evento demonstrou o interesse da comunidade em relação aos cursos oferecidos pela entidade. “A nossa equipe estruturou uma logística de apresentação e demonstração nas oficinas. O evento superou as expectativas e os alunos saíram bastante interessados”, disse.

Já o gerente do Senai de Dourados, Guilherme Branco, afirmou que o Mundo Senai alcançou muitos alunos da região, que puderam conferir a tecnologia dos laboratórios e a metodologia de ensino. “No sábado também realizamos uma rodada empresarial para mostrar aos empresários os serviços técnicos e tecnológicos, que temos a disposição para atendê-los”, comentou.

Em Corumbá, segundo o gerente Marcelo Alexandre Zinsly, a boa participação do público surpreendeu. “O Mundo Senai é uma grande oportunidade os alunos conhecerem os cursos e qualificações e se preparar para o  mercado de trabalho”, pontuou.

Estudantes

Para a aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Emygdio Campos Widal, Gabriela Paniago, 15 anos, que visitou a unidade do Senai em Campo grande, foi uma oportunidade ímpar. “Eu pretendo fazer faculdade de medicina, mas considero muito interessante conhecer as opções de formação técnica”, disse. Já Bianca Yuri, 17 anos, também de Campo Grande, contou que atualmente faz curso de computação, mas se interessa mesmo por cursos técnicos. “Penso em fazer engenharia civil, mas não elimino a possibilidade de fazer cursos em áreas que atendam a indústria”, pontuou.

O estudante Lucas Honório Silva, 14 anos, de Três Lagoas, contou que se identifica com a área de robótica. “É interessante estudar e fazer o curso ao mesmo tempo para sair da escola já com uma profissão”, falou. O aluno da Escola Estadual Celso Muller do Amaral, Marcos Felipe, 16 anos, de Dourados, disse que é importante a iniciativa do Senai. “Pretendo me matricular em um dos cursos oferecidos pelo Senai”, pontuou.

Já o professor de Matemática, Edison Maziera, que compareceu com 21 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual General Malan, de Campo Grande, acrescentou que a formação de nível técnico não elimina a de nível superior. “Eu mesmo fiz curso de segurança do trabalho no Senai de São Paulo e hoje sou professor de matemática, por isso incentivo os alunos a fazerem cursos, pois uma formação não elimina a outra, pelo contrário, é um fator agregador”, declarou.

Com os olhos atentos aos movimentos do instrutor na máquina de costura industrial, Mateus de Jesus, 16 anos, mostrou-se impressionado com a rapidez na confecção de uma peça de roupa e quer aprender a profissão. “De todas as salas que visitamos, sem dúvida, a oficina de costura foi a mais interessante. O professor costurou uma camiseta em menos de 5 minutos”, disse o estudante, que visitou a unidade de Três Lagoas. Para a estudante Miyuki Laura Kimura, 17 anos, a formação em curso técnico atualmente ganhou mais destaque do que o curso universitário.

“Minha mãe sempre quis me trazer para o Senai e agora tenho convicção de que é uma escolha certa. Quero atuar na área de administração”, afirmou Miyuki Kimura. O aluno da escola Estadual Celso Muller do Amaral, Marcos Felipe, 16 anos, disse que é importante a iniciativa do Senai. 

“Pretendo me matricular em um dos cursos oferecidos pelo Senai”, pontuou ele, que visitou o Senai de Dourados. Já o aluno Leopoldo Henrique, 16 anos, contou que na visita pode perceber as opções oferecidas pelo Senai.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.