Buscar

Presa mulher que negociava vagas para curso de Medicina em MS

Fernanda Figueiredo do Amaral, 24, moradora no Rio de Janeiro, foi presa e autuada no final da tarde de terça-feira (15), em Dourados, acusada de associação criminosa e estelionato. Ele é considerada uma das articuladoras do esquema que comercializava supostas vagas remanescentes para a faculdade de Medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Segundo as investigações, o grupo pedia R$ 50 mil para que os interessados adentrassem na instituição sem passar por avaliações.

Fernanda foi detida pela Polícia Militar com outras duas mulheres de 26 e 31 anos, que moram nos Estados da Bahia e Rio de Janeiro, respectivamente, numa casa no Novo Parque Alvorada. As duas, no entanto, foram tratadas como vítimas.

Uma delas garantiu que depositou R$ 35 mil a um intermediário identificado apenas como César, que junto com a mãe da acusada, é alvo de investigação.

De acordo com o delegado do SIG (Serviço de Investigações Gerais) da Polícia Civil, Adilson Stiguivitis, caso condenada, Fernanda poderá pegar de um a três anos de detenção e apesar de afiançável, o valor não foi arbitrado e ela ficará na delegacia.

EsquemaDe acordo com o depoimento das mulheres, César oferecia a vaga alegando que seria remanescente de vestibulares passados e cobrava o valor para que a pessoa entrasse no esquema.

Diante do acerto entre as partes, outros envolvidos se passavam por pessoas de dentro da universidade, que, segundo investigações preliminares, não faziam parte do quadro de servidores da instituição. Essas pessoas chegavam com o cartão provisório dos estudantes e a grade curricular do curso.

Na residência onde as mulheres foram presas, a polícia apreendeu cópias de documentos e transferências bancárias que comprovaram o golpe.

UFGDA assessoria de imprensa da UFGD informou que um funcionário da universidade foi até a delegacia em busca de cópias dos documentos e pronunciamento oficial da polícia. “O que a universidade tem a dizer é que não existe venda de vagas”, garantiu um representante do departamento.

Ainda conforme a assessoria, essas vagas remanescentes são completadas após abertura de edital público, existido uma hierarquia para os candidatos concorrerem.

No final da tarde de ontem (15), a instituição divulgou nota negando qualquer envolvimento com o caso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.