Buscar

“Chorei porque não roubei”, diz homem negro que tirou roupa em mercado

Luiz Carlos da Silva, de 56 anos, foi obrigado a tirar a roupa após seguranças do supermercado Assaí, em Limeira (SP), o acusarem de furto

Cb image default
Divulgação

 O homem negro que tirou a roupa para provar que não furtou produtos de um supermercado da rede Assaí, em Limeira, interior de São Paulo, denunciou a “truculência” dos seguranças.

Luiz Carlos da Silva, de 56 anos, disse que tirou a blusa de frio e a camiseta a pedido dos funcionários, mas achou melhor se despir das calças para deixar claro que não tinha levado nenhum item do atacadista.

“[Eles] queriam me levar para um canto escuro sem ninguém ver. Eu comecei a chamar o pessoal para gravar e servir de testemunha. Se me levassem para trás, eles colocariam alguma coisa em mim e diriam que eu roubei”, disse ao site Notícia de Limeira. “Chorei porque não roubei nada. Nunca precisei roubar nada de ninguém. Eu trabalho.”

O caso aconteceu em uma unidade do Assaí, na sexta-feira (6/8). O boletim de ocorrência foi registrado como constrangimento pois, de acordo com a Polícia Civil, não há provas de que houve injúria racial.

Silva disse à reportagem que foi vítima de racismo. “Não era só eu que estava saindo sem nada do mercado, tinha muita gente também. Acho que muita gente foi pesquisar e saiu para talvez voltar. Eu creio que foi racismo”, afirmou.

Em nota, o Assaí disse que os funcionários envolvidos na acusação de furto foram afastados. “A companhia reforça que não adota nem orienta qualquer forma de abordagem constrangedora a clientes e que tomará todas as providências necessárias tão logo a investigação for encerrada.”

A apresentadora do Bom Dia São Paulo, da TV Globo, Michelle Barros, se emocionou na manhã desta segunda-feira (9/8) ao noticiar o fato.

Ela questiona a possibilidade de o homem ter sido vítima de racismo. “Qual é a prova, qual é a suspeita que haveria, qual a razão de submeter pessoa a um constrangimento tamanho? É por causa da cor da pele? O que leva a isso?”

PGlmcmFtZSBpZD0iXzljcXRxZHl6bSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9WYk5tcnl4SnZnTT9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.