Publicado em 13/05/2020 às 14:05, Atualizado em 13/05/2020 às 18:11

Terapia floral para servidores da saúde em MS

Ação entregou 1,3 mil frascos de essências em unidades de saúde para controlar as emoções dos trabalhadores

Diário Digital,
Cb image default

(Foto: Marco Miatelo)

A Terapia Floral está sendo levada a trabalhadores de hospitais e maternidades de Mato Grosso do Sul como forma de controlar as emoções neste período tenso de pandemia de coronavírus. O primeiro a receber os frascos com as essências florais foi o Hospital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande, referência para tratamento da Covid-19. Outra unidade contemplada foi a Maternidade Cândido Mariano, também na Capital, em ação na tarde desta terça-feira, 12 de Maio.

Na maternidade, os servidores receberam os frascos com spray, assim podem borrifar o líquido na boca três vezes ao dia. Não há qualquer contraindicação. A iniciativa é do Núcleo de Implementação Para Práticas Integrativas e Complementares em Educação e Saúde de Mato Grosso do Sul (NIEPPICS-MS ), juntamente com a Associação dos Terapeutas Florais de Mato Grosso do Sul (ASTERFLOR-MS ).

"Quando ingerimos a terapia floral, nós equilibramos o nosso fator emocional. Equilibramos nossas qualidades e virtudes humanos. É uma prática não invasiva, não farmacológica que pode ser usada em qualquer fase da vida", ensina Joseanne Roque presidente da Associação dos Terapeutas e diretora do Núcleo.

Segundo ela, a entrega das essências na maternidade tem grande relevância. "A maior parte dos enfermeiros são mulheres que deixam seus filhos em casa nessa época de pandemia que estamos vivendo. A vida começa nas mãos destas profissionais da maternidade (...) A Cândido Mariano abriu as portas para a terapia floral há cinco anos. Colocamos os florais nas salas de parto para ajudar num parto mais saudável", afirma.

Joseanne explica que a terapia floral alivia as emoções em polaridade, realmente negativas. "Se é um período difícil pra nós, imagina para quem está recebendo vidas em meio a essa pandemia", reitera. "Foi um momento lindo", afirma Joseane sobre a entrega das essências na Maternidade.

A terapeuta seguirá com a ação para levar qualidade de vida aos funcionários das unidades de saúde, principalmente aos que estão na linha de frente no enfrentamento da Covid-19. "Quando saiu a notícia que o Hospital Regional foi o escolhido para abrigar os casos de coronavírus, notou-se que todos os colaboradores ficaram tensos e preocupados, isso mudaria muita coisa na vida deles tanto pessoal como no trabalho e foi aí que, em contato com uma enfermeira e com o setor de assistência ao servidor do HRMS, resolvemos montar essa ação de solidariedade", conta.

Com as ações realizadas na terça-feira, o trabalho atinge a marca de 1,3 mil frascos entregues para unidades de Campo Grande, Sidrolândia e Batayporã. A Terapia Floral é uma prática reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Além disso não é invasiva, não é farmacológica e não tem contra indicações, sendo eficaz para o controle das emoções.

As essências foram doadas por amigos da Terapia Floral e pelo sistema floral brasileiro de Saint Germain. A entrega aos funcionários é feita em frasco pet com válvulas spray para facilitar o uso. Além do Hospital Regional e Maternidade Cândido Mariano, também recebem florais o Hospital do Câncer Alfredo Abrão, Hospital Universitário, Hospital Elmíria Silvério Barbosa (em Sidrolândia) e a Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã.

Apoio emocional - Além de auxiliar a controlar as emoções dos colaboradores do HRMS, o NIEPPICS-MS também busca ajudar a amenizar o sofrimento daqueles que acabam de perder algum parente, principalmente pela Covid-19. Com o apoio dos Gideões Internacionais no Brasil e do próprio Hospital Regional, um kit composto com um floral, um livro do novo testamento com salmos e provérbios e uma carta de apoio emocional são entregues à família nesse momento tão difícil.

“Devido ao protocolo de óbito que está em vigor diante da Covid-19, me surgiu essa preocupação no tamanho da dor de uma pessoa ao perder um ente querido e diante disso montamos os kits. São materiais que esperamos não precisar entregar, mas se for necessário serve de alento aos familiares".

A diretora do NIEPPICS, Joseanne Roque, que trabalha há 20 anos como terapeuta floral, explica que as Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso. “O Núcleo busca auxiliar desde empresas até funcionários da saúde e da educação trabalhando o cuidado e autocuidado”, afirma.

A ASTERFLOR-MS visa preservar e garantir, dentro de suas possibilidades, o livre exercício do atendimento terapêutico. Também é responsável por formar terapeutas, informar ao público e contribuir para a evolução da terapia na saúde pública.