Buscar

Um novo fôlego para novos hábitos: Dia Mundial Sem Tabaco

Unimed CG fará live sobre assunto no dia 27/5

Cb image default
Divulgação

Um mundo sem cinzas tem muito mais cores. E para reforçar ainda mais isto, neste mês, precisamente no dia 31 de maio, celebramos o Dia Mundial Sem Tabaco. Para comemorar a data e lembrar a todos sobre os benefícios de uma vida sem o cigarro, a Unimed Campo Grande vai realizar uma live sobre o assunto na próxima quinta-feira (27), às 11h.

O bate-papo on-line será feito no Instagram da @unimedcgoficial com a Dra. Liana Peres Dualibe, pneumologista da Unimed Campo Grande, e apresentado por Fabiana Perin, coordenadora de Comunicação e Marketing da cooperativa.

Dia Mundial Sem Tabaco

A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os malefícios causados pelo consumo do tabaco, além de promover ações estratégicas que contribuam com o controle desse hábito ao redor do mundo, sem contar que o assunto ganha ainda mais importância frente às complicações que os fumantes podem ter se contaminados pela Covid-19.

O tabagismo é uma doença crônica, gerada pela dependência da nicotina. É o fator de risco mais importante de mais de 50 doenças sendo as principais o câncer de pulmão, as doenças cardiovasculares, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – Enfisema (DPOC), dentre outras. “Estima-se que no Brasil, em 2015, o tabagismo foi a causa de óbito de 156.216 pessoas, ou seja, 428 mortes por dia. Este número corresponde a 12,6% do total de mortes que ocorre no Brasil anualmente”, pontua o médico pneumologista da Unimed CG, Dr. Ronaldo Perches Queiroz.

Uma vida sem cigarro

O especialista ainda fala de algumas mudanças benéficas que ocorrem no organismo de quem abandona o tabagismo. “Ao parar de fumar, em minutos a pressão arterial e a frequência cardíaca já começam a cair. Após 8 horas, em média, cai o índice de intoxicação pelo monóxido de carbono. Em alguns dias, melhora o olfato e o paladar. E após 5 anos, cai pela metade o risco de doenças cardiovasculares e de diversos tipos de câncer”.

Certamente parar de fumar não é uma tarefa fácil, mas, especialmente nesse momento em que precisamos cuidar ainda mais da saúde, vale redobrar os cuidados e adotar hábitos de vida mais saudáveis.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.