Buscar

5 filmes sobre mulheres fortes e empoderamento feminino

Cb image default
Divulgação

Retrato de uma jovem em chamas (2019)

Na França do século XVIII, Marianne é uma jovem pintora incumbida da tarefa de pintar um retrato de Héloïse, para seu casamento, sem que ela saiba. Observando a jovem em caminhadas e conversas, Marianne se vê cada vez mais apaixonada por sua modelo.

Referenciando o mito de Orfeu e Eurídice, Céline Sciamma traz uma história sobre amor, arte, repressão e a figura da musa inspiradora.

Mad Max – Fury Road (2015)

Em um mundo pós-apocalíptico destruído pela incessante busca de recursos naturais, Max Rockatansky, um homem que acredita na solidão como forma de sobrevivência, é capturado por Immortan Joe, o comandante tirano de uma citadela no meio do deserto. Max se vê no meio de uma guerra quando a Imperatriz Furiosa se rebela contra o ditador ao tentar salvar um grupo de garotas. Também tentando fugir, Max aceita ajudar Furiosa.

Reboot de uma clássica franquia do cinema de ação, a história foi repaginada e agora conta com personagens femininas extremamente fortes!

Olmo e a gaivota (2014)

Poucos antes de se preparar para um novo papel, uma atriz de teatro descobre que está grávida. Determinada a continuar trabalhando, seu desejo de liberdade é reprimido devido a complicações na gravidez.

O filme funciona como um documentário: a gravidez é real, os atores interpretam a si mesmos e a diretora interfere na narrativa enquanto assistimos a cena. Tudo isso contribui para uma experiência rica, que borra as fronteiras entre a verdade e a mentira, e brinca com a nossa percepção do que é ficção.

Bela vingança (2020)

Cassie é uma jovem que após um acontecimento traumático, largou a faculdade de medicina e voltou para a casa dos pais. Agora, perto dos 30 anos, ela decide se vingar de predadores sexuais que se aproveitam das mulheres bêbadas em baladas.

Esse é um dos possíveis indicados ao Oscar 2021 nas categorias de melhor filme e melhor atriz!

Nós (2019)

Adelaide e Gabe viajam até a praia, com a família, para descansar e aproveitar o fim de semana. Mas a chegada de um grupo misterioso os coloca em perigo e a família precisa lutar contra seres com aparências iguais às suas.

Extremamente original e provocativo, esse terror social é uma excelente metáfora sobre a escravidão, populações marginalizadas e a própria fundação dos Estados Unidos. Mesmo para quem não é fã de terror e suspense, esse é uma excelente pedida! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.