Buscar

9 coisas aparentemente inofensivas que você nunca deveria ter em seu currículo

Quando foi a última vez que você analisou seu currículo?

Cb image default
Divulgação

 De acordo com uma pesquisa recente feita pelo site de carreira Monster, 39% dos entrevistados disseram que atualizaram seu currículo na última vez que se candidataram a um emprego; 8% disseram que sequer se lembravam.

Mas, de acordo com a especialista em carreira da Monster, Vicki Salemi, você deve atualizar seu currículo a cada 6 meses. E você não deve apenas adicionar novas posições e responsabilidades. Você também deve se livrar de qualquer coisa que possa custar seu próximo emprego.

Portanto, se você tiver alguma dessas 9 coisas em seu currículo, exclua-as imediatamente.

1. Sua foto

A menos que você esteja inscrevendo-se para um trabalho de ator, modelo ou outro que exija um tiro na cabeça, sua foto não pertence ao seu currículo.

"Isso deixa alguns gerentes de contratação desconfortáveis, já que se relaciona com a possibilidade de tomar decisões tendenciosas", disse Debra Boggs, co-fundadora da D & S Professional Coaching.

Além disso, se a foto não corresponder à cultura da empresa, isso poderá prejudicar você. Boggs deu um exemplo de um amigo que estava contratando para um cargo de contabilidade. "Um candidato qualificado enviou um currículo com uma foto nua deles em uma camisa de flanela", disse ela. "Eles não fizeram o corte para uma entrevista para este papel formal."

2. Datas que podem revelar sua idade

Discriminação baseada na idade é ilegal, mas vamos encarar: isso existe.

"Datas que apontam para a sua idade - seja você um millenial ou um baby boomer - não têm lugar no seu currículo", disse Lynda Spiegel, fundadora da Rising Star Resumes, acrescentando que os recém-formados são a exceção. "Seu ano de graduação vai aparecer em uma verificação de antecedentes, mas até então, para o seu potencial empregador a sua idade não importa".

3. Detalhes sobre a faculdade

Concentrar-se demais em suas conquistas na faculdade pode fazer você parecer mais jovem. A menos que você esteja fora da faculdade, liste apenas a escola e seu diploma.

"Seu GPA e atividades extracurriculares ... não têm mais lugar lá. É altamente improvável que qualquer entrevistador esteja procurando por esses detalhes ", disse Dana Case, diretora de operações da MyCorporation. Uma vez que você tenha alguns de empregos reais, você deve remover os estágios da faculdade também.

Pode ser que seja óbvio, mas se você é um graduado universitário e tudo em seu currículo menciona o ensino médio, exclua,

4. Detalhes irrelevantes

De acordo com Ronda Ansted, da Be the Change Career Consulting, o seu currículo é um documento de marketing, não uma cronologia da sua experiência.

"Quanto mais experiências irrelevantes você incluir, mais enlouquece a narrativa que você está tentando contar", disse ela. "Você não quer levantar nenhuma dúvida na mente das pessoas que estão lendo seu currículo -" Ela realmente quer trabalhar para a TI ou prefere administrar um café? Hmmm Vamos passar para o próximo."

Se você tem algum trabalho irrelevante para a posição que está procurando, basta listar esses títulos, nomes de empresa e datas para que você não tenha uma lacuna de experiência, disse Ansted. Você não precisa listar suas responsabilidades por esses empregos.

5. Erros de digitação

Acho que alguns pequenos erros no seu currículo não importam? Pense de novo.

Uma pesquisa da Accountemps descobriu que 63% dos gerentes seniores pesquisados disseram que desqualificariam um candidato com um a dois erros de digitação em um currículo. Um adicional de 17% disse que um único erro levaria um currículo na pilha "não".

Os erros de digitação podem ser especialmente perigosos se você estiver solicitando uma função que exija extrema atenção aos detalhes, como contabilidade ou banco de investimento, de acordo com Sonja Hastings, recrutadora da Optimal Sales Search. "Como recrutador, eu tive candidatos que perderam entrevistas devido a retomada de erros em mais de uma ocasião."

Embora haja muito o que você pode fazer para melhorar seu histórico profissional e parecer atraente para os gerentes de contratação, você tem 100% de controle sobre a precisão de seu currículo. "Não deixe que um erro de digitação diminua sua credibilidade. Coloque um segundo e terceiro par de olhos em seu currículo antes de finalizar ", disse Hastings.

6. Formatação complexa

Lembre-se dos dias de Geocities e Myspace, quando os usuários personalizaram suas páginas tão fortemente que era impossível navegar no site ou ler o texto?

Se você usar cores, fontes e gráficos incomuns em seu currículo, estará submetendo os recrutadores e gerentes de contratação à mesma experiência.

Seu currículo deve ser limpo, fácil de ler e de digitalizar.

"No mercado de hoje, onde o primeiro contato do seu currículo é provável que seja com um sistema de triagem automatizada, evite usar cabeçalhos, rodapés e mesas", disse Melina Gillies, especialista em RH da SalesUp! Coaching de negócios. "Isso não significa que precisa de falta de personalidade. Só precisa ser capaz de transmitir informações de uma maneira que possa ser rastreada corretamente ".

7. "Referências disponíveis mediante pedido"

É padrão que as referências sejam necessárias durante o processo de contratação, portanto, os recrutadores já esperam tê-las. Esta declaração é desnecessária e ocupa lugares valiosos em seu currículo.

"Coloque [as referências] no seu currículo ou deixe-as fora", disse Rubie Hessing, da Best Foot Forward Resume Service. "Se forem necessárias referências no anúncio de emprego, elas devem ser incluídas conforme solicitado. Parece que você não tem nenhuma referência sólida quando coloca essa frase."

8. Palavras de efeito sem sentido

Quantos ninjas e gurus você conhece em sua indústria? Provavelmente muitos. Atualmente, palavras de efeito como essas se tornaram tão usadas que não significam nada.

"Muitas dessas palavras não diferenciam um candidato de outro porque são genéricas", disse Laura Poisson, presidente da ClearRock Inc. "Encorajamos nossos clientes a descrever suas realizações em vez de frases genéricas de auto-elogio."

Poisson salientou que muitas empresas estão se encaminhando para entrevistas comportamentais, que envolvem perguntas abertas baseadas na premissa de que as ações e realizações de uma pessoa em cargos anteriores são preditores significativos de comportamento e desempenho. "Prepare-se para o sucesso em seu currículo, descrevendo o seu desempenho passado", disse ela.

Outras frases para deletar do seu currículo: "jogador de equipe", "pensador de fora da caixa", "auto-motivado", "empreendedor", "trabalhador" e "detalhista".

9. Endereço de email inapropriado

Por fim, não subestime o quanto é importante ter um endereço de e-mail profissional. "[email protected]" pode ser aceitável entre o seu círculo de amigos, mas para os gerentes de contratação, parece imaturo.

Parece óbvio? "Eu não posso te dizer quantas vezes eu vi isso", disse Cheryl Swirnow, presidente da CMS Consulting. "Se necessário, crie um e-mail apropriado para o trabalho apenas para fins de procura de emprego." Em caso de dúvida, basta usar seu nome completo.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.