Buscar

950 mil paraibanos serão vacinados contra a gripe

Cerca de 950 mil paraibanos serão imunizados durante a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que acontecerá entre 22 de abril e nove de maio. O público-alvo foi ampliado, incluindo crianças com idade entre 2 e 5 anos, além da população carcerária. Os profissionais que trabalharão com a vacina começaram a ser treinados ontem por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que farão a capacitação nos municípios, até a sexta-feira. No dia 26 de abril, será comemorado o dia de mobilização nacional contra o vírus da influenza.

Além da capacitação para a campanha, a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde realizou ontem, na sede do Conselho Regional de Medicina, um seminário sobre o manejo clínico da influenza, dirigido a médicos, enfermeiros e demais profissionais em saúde. Durante o evento, foram abordados temas como os aspectos clínicos das pneumonias, a interface com a influenza, situação epidemiológica da doença na Paraíba, coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas.

Segundo a enfermeira Carla Loureiro, responsável técnica pela Influenza no Estado, as crianças e os apenados estão mais sujeitos à serem afetados pela doença. “As crianças merecem atenção pelo fato de serem mais frágeis e sujeitas a complicações mais sérias da gripe. Já os apenados foram incluídos por viverem em ambientes fechados, aglomerados em grande quantidade, o que facilita a disseminação do vírus. O mesmo acontece com os idosos que vivem em asilos”, explicou. Carla também falou sobre os riscos de a gripe evoluir para quadro grave, que ameaça a vida do portador. “Crianças, gestantes, idosos, indígenas que vivem em aldeias são públicos que têm risco de desenvolver complicações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, pneumonia e outros agravos”, afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.