Buscar

Agepan define quatro projetos prioritários no Plano de Gestão

Das inúmeras ações que já estão em andamento ou serão desenvolvidas ao longo deste ano pela Agepan – agência reguladora estadual, quatro projetos foram definidos para serem incluídos no Plano de Gestão da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, à qual a agência é vinculada. São iniciativas ligadas a três dos principais setores em que a autarquia atua -  transporte, saneamento e gás natural canalizado – além de uma proposta voltada para serviços públicos em geral.

O diretor-presidente da Agepan, Youssif Domingos participou ontem (7) da assinatura dos Contratos de Gestão entre o governador Reinaldo Azambuja e as secretarias, ao lado dos diretores Sandra Regina Fabril, Valter Almeida da Silva e Ayrton Rodrigues. Youssif explica que o objetivo do conjunto de projetos elencados pela Diretoria é melhorar a prestação dos serviços ao cidadão. “Dois desses projetos facilitam o acesso do usuário às informações dos serviços. A ideia é utilizar a tecnologia para melhorar a forma como o usuário é atendido”, afirma.

Benefício aos passageiros

O projeto de consulta on-line das informações sobre empresas, horários e tarifas do transporte intermunicipal de passageiros vai facilitar a vida de quem quer viajar. Em vez de ter que pesquisar individualmente qual operador faz um determinado destino, a que preço, itinerário e horário, um sistema vai apresentar todas as informações, bastando o passageiro escolher origem e destino.

É um benefício, principalmente, para quem embarca e desembarca nos pontos mais distantes, entre as cerca de 600 localidades existente hoje nesse sistema de transporte.

Também na área de tecnologia da informação, outro projeto apresentado pela Agepan é uma contribuição ao Estado na criação de um guia eletrônico, acessível por aplicativo, que deverá reunir telefones e endereços e disponibilidades de serviços de todos os órgãos da administração.

Saneamento e Gás

Já bem adiantado está um terceiro projeto: a implantação do Relatório Anual de Desempenho do Saneamento - RAD. Alimentado com todos os dados do que está sendo feito pela concessionária em cada município regulado e fiscalizado pela Agepan, o sistema informatizado vai mostrar se indicadores foram atingidos, se metas foram cumpridas, se é preciso fazer correções. As informações estarão disponíveis para as prefeituras, para o Governo, para o órgão regulador, para o Conselho Estadual de Serviços Público e para o cidadão. “A finalidade é atender os princípios da transparência e do controle social”, destaca Youssif Domingos.

Também para 2016, a Agepan pactuou a ampliação das atividades regulatórias do serviço de gás canalizado, trabalho que já vem sendo feito e que será expandido ao longo do ano

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.