Buscar

Agraer viabiliza intercâmbio de produtores em parque industrial e propriedades no Paraná

 Produtores de leite de Angélica, Deodápolis e Glória de Dourados tiveram a oportunidade de conhecer um modelo de sistema de produção do Estado do Paraná, praticado no município de Pato Bragado. Durante a estadia na cidade, o grupo pode visitar propriedades rurais e o parque industrial de uma empresa de implementos agrícolas. Tudo pensado para que os visitantes conhecem a realidade rural da região.  A viagem, no dia 23 de junho, foi viabilizada com o incentivo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), do Governo de Mato Grosso do Sul.

    A ideia do intercâmbio foi encabeçada pelo técnico da Agraer e assessor da Chamada Pública da Sustentabilidade na Cadeia Produtiva do Leite, Paulo Lobo. Apesar de cansativa, foi uma viagem de altíssimo nível técnico. Nós, extensionistas, nos sentimos realizados ao proporcionar aos produtores rurais essa troca de experiências. Agradeço aos colegas coordenadores municipais e regionais que contribuíram com esse momento, afirmou Lobo.

    Observação de campo - Durante o tempo em que estiveram em Pato Bragado, os participantes conheceram os implementos agrícolas que proporcionam a otimização da mão de obra na propriedade, o resultado é uma maior produtividade por área e, consequentemente, uma maior rentabilidade para as família agrícolas. Equipamentos como o desensilador, o vagão forrageiro e a máquina para corte e colheita de forragens, conhecida como Cata-Capim, puderam ser vistos não apenas em exposição, mas em operação no campo, na realidade da propriedade rural.

    Precisamos inserir esse espírito empreendedor em nossos produtores, logo essa integração vem contribuir e motivá-los, uma vez que observam o quanto podem produzir a partir da otimização da mão de obra e melhor aproveitamento da terra que possuem, relatou o engenheiro agrônomo da Agraer de Angélica (MS), George Pereira.

       Tecnologia de ponta - Além de passar pelo campo, o grupo andou pelo parque industrial da Schemaq Implementos Agrícolas. A visita  in loco possibilitou a amostragem, passo a passo, da fabricação dos maquinários que mudam o cenário de produção no campo. Podemos ainda não ser os maiores fabricantes dos País, mas seremos os melhores aos nossos clientes, ponderou Márcio Schons, sócio da empresa.

  A oportunidade de presenciar a construção das máquinas e sua utilização nas propriedades mostrou o quanto a tecnificação se faz necessária, uma vez que a mão de obra está cada vez mais escassa e cara, observou o produtor rural Bruno Costa de Souza.

       A viagem contou com o apoio da Cooperativa Agroindustrial Copagril, associação muito atuante junto aos produtores do sul de Mato Grosso do Sul e no noroeste do Paraná.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.