Buscar

Após duas explosões solares, tempestade solar deve gerar interferências na Terra

Meterologistas internacionais e a Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa, informaram que uma tempestade solar deve atingir o planeta Terra nos próximos dias. Os cientistas calculam que ela começa a chegar ao planeta ainda nesta sexta-feira (12).

A tempestade pode gerar alterações no campo magnético do planeta. Essa interferência pode provocar alterações momentâneas em satélites, nas transmissões de rádio e até mesmo no sistema energético, mas não causará danos estruturais.

Explosão solar dupla

Chamada de ejeção de massa coronal, a tempestade solar é gerada por explosões internas da estrela. Contudo, recentemente houve uma explosão dupla no Sol, fazendo com que os seus possíveis efeitos na Terra gerem preocupações entre os especialistas.

O Solar Dynamics Observatory, órgão da NASA, detectou duas explosões de classe X na última terça e quarta (A classe X é o índice mais forte na escala). Devido ao fenômeno raro, o Centro de Previsão Climática, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) também soltou alerta sobre os problemas temporários que a tempestade pode causar.

Aurora boreal - Apesar de interferências no sistema de navegação por GPS e em outros serviços de navegação, as tempestades solares intensificam as cores e a visibilidade da aurora boreal, considerada um dos grandes espetáculos da natureza. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.