Buscar

ARTIGO: ARTE X DEPRESSÃO

Academia de Letras do Brasil/MS cadeira 51

Cb image default
Divulgação

Caros leitores,

escrevo este artigo em gratidão a Deus por superar a depressão com apoio da arte (poesia). Sinto-me honrado em dividir com os amigos esta experiência que marcou a minha vida para sempre.

A depressão é uma doença triste que nos insere em um ambiente de solidão e desgosto com relação a vida e para superá-la é preciso muito apoio da família, de médicos especializados e principalmente de uma base religiosa. No meu caso, por ser militar e estar longe de minha cidade natal e da família foi mais traumático superar a dor. Ao ser internado no hospital Nosso Lar em Campo Grande/MS para tratamento tive um choque de realidade muito triste, afinal sair de casa para passar dias em clínica psiquiátrica tomando fortes remédios antidepressivos é no início um tanto quanto assustador. No entanto, foi uma decisão acertada. É impossível, em minha opinião e de médicos, sair de um quadro depressivo grave sem ajuda psiquiátrica e, em meu caso, como existia um medo obsessivo de interagir com a sociedade foi a melhor atitude. Os primeiros dias na clínica foram de adaptação e pude perceber que os enfermos são pessoas que lutam diariamente para manter uma alegria em coletividade. Em momento algum fui tratado com desrespeito, pelo contrário, todos eram muito atenciosos. Os dias passavam e eu fui novamente ganhando impulso para realizar algo positivo que pudesse energizar a vida. Foi aí que apareceu a poesia. Em um dia triste, depois de horas chorando, pensei em meu avô que era um senhor muito inteligente e adorava pássaros, em especial, curiós. Nesse momento, tive a vontade de falar para ele através de palavras o que sentia. Escrevi e recitei a seguinte poesia:

O CURIÓ

Onde estás meu curió

minha vida esta um nó

eu aqui neste hospital

me sentindo tão só

vem cantar quero seu ninho

sinto que neste vazio

vou virar um passarinho

se vier não vou chorar

pedirei pra te abraçar

e quem sabe neste lar

tenho fé e volte amar!!!

Ao ler esta poesia para alguns enfermos e enfermeiras eles se encantaram e, a partir de então, não parei mais de escrever. Comecei inscrever-me em concursos de poesias e tive a felicidade de ser classificado em vários. Assim, tive a certeza que poderia através deste dom de Deus sair daquele quadro depressivo. Montei um projeto chamado “POETAS UNIDOS, VIDAS SALVAR” pelo qual através do email [email protected] recebo reflexões, poesias e vídeos a fim de serem entregues em hospitais e clínicas com intuito de apoiar a recuperação de enfermos.

    Além disso, fiz questão de aproximar-me da natureza e conhecê-la com mais respeito e tirar dela o suspiro da vida. Ainda no hospital, li um artigo sobre o Instituto Arara Azul que realiza um projeto fantástico de recuperação da reprodução das araras azuis no Pantanal e monitora reprodução de araras canindés na cidade de Campo Grande/MS. Ao sair do hospital fui conhecer a Bióloga Neiva Guedes e o projeto e fiquei emocionado. Não só por se tratar de amor a natureza por parte de toda a equipe mas, principalmente, por entenderem meu problema e possibilitar – me conhecê – los melhor em monitoramento de ninhos de araras na cidade. Assim, lá fui eu para um dia fantástico que jamais esquecerei. Monitorei durante um dia inteiro ninhos de araras e pude comprovar o quanto a natureza pode nos ajudar a acalmar a alma e nos afastar de pensamentos negativos na vida. Lógico não podia terminar aquele dia mágico sem uma poesia de agradecimento as biólogas do Instituto e escrevi a poesia abaixo:

Bebê Arara

Nasci em berço de uma palmeira

abri meu olhos e vi três estrelas

Larissa, Sabrina e Aline

fiéis irmãs da natureza

mamãe me disse no pé do ouvido

esse é o tal do instituto

agradeça a todo segundo

sem elas não conhecias o mundo

nossa pensei com certeza...

quando voar gritarei as estrelas

agradeço, agradeço, agradeço

confiarei a vocês os meus filhos

mas calma rs, ainda estou em meu ninho...

me peguem no colo meninas

minhas tias queridas madrinhas

te amo com fé ararinhas

vou crescer com esta alegria!

- em homenagem ao @institutoararaazul de Campo Grande/MS

Termino aqui caros leitores minha experiência de superação de uma fase difícil de minha vida e desejo do fundo de meu coração àqueles que estão passando por um momento depressivo que abracem a arte em apoio na superação de dias de solidão e coloco-me a disposição para qualquer ajuda em palestras ou diálogos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.