Buscar

Banco Central prevê crescimento do PIB de 2% em 2014

No ano passado, crescimento da economia foi maior, de 2,3%.Estimativa está abaixo do que prevê a Fazenda, mas acima do mercado.

A economia do Brasil deve crescer 2% este ano, segundo estimativa do Banco Central. A previsão consta do relatório de inflação do primeiro trimestre, publicado nesta quinta-feira (27). Foi a primeira vez que o BC fez previsão para o crescimento econômico de todo este ano.

O número está um pouco acima do que estima o mercado financeiro, cuja expectativa de alta do PIB, feita na semana passada, é de 1,7% para 2014. O valor, porém, está abaixo da estimativa que consta no orçamento deste ano, de alta de 2,5% no PIB – previsão foi feita pelo Ministério da Fazenda.

Resultado de 2013O IBGE informou, no fim do mês passado, que o PIB de 2013 avançou 2,3%. Com isso, houve aceleração frente ao resultado de 2012 (+1%). A alta teve  forte influência do desempenho da agropecuária, que teve expansão de 7% – a maior desde 1996.

Entre uma lista de países selecionados e apresentados pelo IBGE, o crescimento da economia brasileira em 2013 aparece como o terceiro maior, atrás apenas da expansão de 7,7% da China e de 2,8% da Coreia do Sul.

Segundo avaliou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no fim do mês passado, o ano de 2013 foi difícil para a economia mundial, incluindo o Brasil, por conta do baixo nível de atividade e da retirada dos estímulos nos Estados Unidos, mas o crescimento tende a ser um pouco maior no país este ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.