Buscar

CCR MSVia informa: Seminário aponta soluções ambientais para concessões

Mais de 40 especialistas de todo o Brasil vão propor soluções para os problemas ambientais que ainda geram os atrasos e paralisações em obras de infraestrutura do setor

Cb image default
Divulgação

Nos dias 12 e 13 de dezembro representantes do governo, de órgãos de controle, das universidades, do mercado e de outras instituições se reunirão em Brasília, no auditório do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (MTPA), para o 1° Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes – VIA VIVA. Mais de 40 especialistas vão apontar soluções para resolver os problemas ambientais que impedem ou atrasam as obras de infraestrutura em transportes no país e difundir as soluções de sucesso.

A CCR MSVia estará representada nos debates pelo engenheiro Heitor Pires, gestor de Administração do Contrato e Comercial. Pires falará sobre os entraves na concessão da BR-163/MS, no painel “Riscos socioambientais em contratos de concessão”, que acontece no dia 12/12, a partir das 16h20.

Segundo o Ministério dos Transportes, o 1° Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes – VIA VIVA inaugura uma série de seminários anuais com o objetivo de abrir os caminhos do meio ambiente para as obras de infraestrutura.

ENTRAVES – Os conflitos socioambientais ainda são relacionados aos fatores críticos para o andamento de empreendimentos. Muitas vezes, os atrasos e as paralisações de obras de infraestrutura são relacionados aos entraves socioambientais. Órgãos empreendedores e representantes do mercado destacam a dificuldade para a obtenção de licenças, autorizações e liberação das frentes de serviço. Já os licenciadores e fiscalizadores apontam falhas no planejamento, entre outros gargalos.

O VIA VIVA surge com o propósito de buscar soluções socioambientais efetivas, materializar diretrizes, apresentar propostas e oportunidades que contribuam para o direcionamento das questões relacionadas à infraestrutura de transportes no Brasil.

“CASES” – Por meio de painéis, palestras e estudo de casos, os especialistas vão tratar de temas sobre o aperfeiçoamento da gestão socioambiental dos empreendimentos de transportes terrestres (rodovias e ferrovias), possibilitando a exposição de pontos de vista distintos, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de respostas objetivas e factíveis aos entraves identificados. Serão apresentados painéis com casos de sucesso, destacando soluções que deram certo; e insucesso, revelando o que deu errado. Estes “cases” serão objeto dos debates.

Serviço

1° Seminário Socioambiental em Estrutura de Transportes “VIA VIVA”

Data: 12 e 13 de dezembro de 2017

Local: Auditório do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – Brasília (DF)

Inscrições gratuitas até 8 de dezembro, no site https://viaviva2017.com.br/

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.