Buscar

Clareamento de pele: tratamento e prevenção das manchas

Manchas e melasmas na pele podem ser evitados se alguns pequenos cuidados forem levados em consideração

A pele do rosto é muito sensível e precisa de cuidados constantes. Um fator de grande incômodo para as mulheres têm sido as manchas e os melasmas, em especial nas peles morenas, pois produzem mais melanina e a probabilidade de escurecimento é maior.

Elas podem ser motivadas por fatores genéticos, exposição ao sol, a lâmpadas fluorescentes, radiação da tela do computador, distúrbios da tireoide e dos ovários (hormonais), uso de alguns medicamentos antibióticos e anticonvulsivantes, desodorantes com álcool e alguns métodos de depilação.

Na gravidez, o cuidado deve ser redobrado, já que o aumento dos hormônios femininos como estrógeno e progesterona estimula o funcionamento do melanócito, célula da pele que produz a melanina.

Para entender as causas das manchas confira abaixo os esclarecimentos feitos pela dermatologista Bruna Duque Estrada, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Preceptora do Ambulatório de Alopecias do Instituto de Dermatologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

1. Tratamentos especializados são eficazes no clareamento da pele?

O que realmente funciona é o paciente entender qual o tipo de mancha ele tem e quais tratamentos são mais indicados no seu caso. Mas todos os tratamentos tem um limite de grau de melhoria e é muito importante evitar a exposição solar intensa e sem proteção solar adequada.

2. Quais são as causas mais comuns de manchas na pele?

Manchas de sol, o melasma (que tem predisposição genética, mas piora diante de exposição solar) e manchas pelo sumo de frutas, como limão e figo.

3. Como deve ser feita a prevenção?

O uso do filtro solar diariamente nas áreas expostas é o fator mais importante para a prevenção de manchas. Evitar queimaduras solares com ardência e vermelhidão da pele é muito importante. A cultura de “torrar” ao sol não deve ser estimulada, pois é a principal responsável pelas manchas, incluindo o melasma e as manchas “de sol”, que vão surgir somente após os 40 anos, e principalmente pelo maior risco de câncer de pele.

4. Quais são os melhores tratamentos disponíveis?

Tratamentos a base de peelings químicos e lasers. O número de sessões e a melhor indicação dependem do tipo de mancha e do estilo de vida da paciente, já que tratar mancha e ir ao sol não combinam. Os valores dos tratamentos variam de 200 Reais a 1.800 Reais a sessão.

5. Tratamentos caseiros são eficientes?

Os tratamentos caseiros devem ser realizados com cuidado e sob orientação de um dermatologista, já que diversas fórmulas como as que usam limão, podem causar manchas significativas e difíceis de retirar. O uso de compressas com chá de camomila gelado pode ajudar a diminuir a irritação sobre o melasma e ajuda a clarear levemente.

6. Quais cosméticos proporcionam bons resultados?

Os produtos cosméticos à base de ácido retinoico, ácido glicólico, hidroquinona e vitamina C são bastante eficazes.

7. Há riscos na utilização desses produtos sem acompanhamento médico?

Sim, eles devem ser usados sob orientação médica, já que podem causar irritações e piorar as manchas se usados indevidamente.

8. Como as gestantes devem se prevenir das manchas?

Um dos principais estímulos hormonais da gestação estimula também a produção de MSH, hormônio estimulante dos melanócitos, das células que dão pigmento à pele. Por essa razão algumas mulheres observam o surgimento ou piora do melasma.

A prevenção se baseia em evitar exposição solar intensa, pois, depois do estímulo hormonal, o sol é o fator mais importante na piora dos quadros de melasma em gestantes. O uso diário de um bom filtro solar com FPS 50 associado a tonalizante (cor de base) pode ajuda a diminuir o dano do ultravioleta e do infravermelho.

Sugestões de produtos para clareamento de pele

Quando se trata de clareamento é importante investir em produtos confiáveis para que os resultados sejam satisfatórios. Veja alguns cosméticos à base de ácidos e vitaminas que prometem uniformizar o tom da pele.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.