Buscar

Com apoio do Sebrae, capacitação para combate a incêndios é realizada em fazenda de MS

Cinco regiões que compõem o bioma do pantanal sul-mato-grossense receberão ações como esta.

Cb image default
Divulgação

No último domingo (12), o Sebrae/MS realizou uma capacitação com cerca de 20 funcionários da Fazenda Porto São Pedro, localizada na região do Paiaguás, a cerca de 178 quilômetros de Corumbá, para o combate a incêndios florestais. A ação está prevista no termo de cooperação técnica assinado entre Sebrae, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, em novembro deste ano.

A capacitação é fruto de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Flavia Rosa, a ação foi possível devido aos parceiros. “A Ministra Tereza Cristina, preocupada com o cenário dos incêndios no Pantanal, foi em busca de parcerias estratégicas, garantindo recursos em instituições de apoio para amenizar a situação da população Pantaneira”, destacou.

O objetivo da capacitação é instruir multiplicadores e produtores de boas práticas, mediante a oferta de cursos, oficinas e palestras, na aplicação de conceitos e práticas previstas no Plano Integrado de Manejo do Fogo de Mato Grosso do Sul. A capacitação prevê o fornecimento de informações, conteúdos e materiais técnicos, tático e operacionais, na prevenção e combate a incêndios florestais no Pantanal.

O subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Santiago Silva Júnior, reforçou a importância da capacitação dos colaboradores da fazenda, que tiveram sete horas de capacitação que envolveu a teoria de Incêndio Florestal – prevenção e combate – além da apresentação dos materiais necessários ao enfrentamento e combate às chamas. “Os participantes possuem, agora, capacidade para atuar em primeira resposta em casos de incêndios, por terem o conhecimento básico do assunto”, pontuou.

Para o proprietário da fazenda onde foram realizadas as instruções pelo Corpo de Bombeiros, Armando Lacerda, a iniciativa proporcionou, além de conhecimento técnico aos pantaneiros, a oportunidade de compartilhar vivências. “Além do excelente treinamento proporcionado pelo Corpo de Bombeiros, os colaboradores, do mais novo ao mais antigo, tiveram lugar de fala na ação, podendo compartilhar suas experiências em situações como esta. O que foi ali discutido resultou em uma soma para todos os presentes”, comentou Lacerda.

Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, pelo telefone pelo 0800 570 0800.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.