Buscar

Como ficar seguro e evitar golpistas

Cb image default
Divulgação

Em Sidrolândia não faltam histórias de casos de roubo, burla, ou mesmo homicídio levados a cabo por golpistas. A qualquer momento e em qualquer lugar, todas as pessoas podem ser vítimas de um golpe. Reconhecer um golpista ou um esquema ilegal pode ser extremamente difícil, até porque existem sempre novos tipos de golpes que podem nos surpreender e ameaçar a nossa segurança.

Segundo o jogador de casino profissional dos Estados Unidos Bill Zender, a mente de um golpista está programada para prestar atenção a todas os pequenos detalhes e vulnerabilidades que o rodeiam. Zender aprendeu como ganhar na roleta e compreende a mente de um batoteiro. Ele sabe que qualquer cidadão pode ser alvo de um ataque a qualquer momento.

Mas sendo assim, como podemos nos proteger de eventuais golpes e garantir nossa segurança?

Felizmente, existem algumas dicas importantes que podem ajudá-lo a ficar seguro e a evitar golpistas, seja na rua, em casa, através do telemóvel, ou através do computador.

Evitar golpes na rua ou em casa

A maior parte dos golpistas utiliza esquemas complexos para atacar pessoas vulneráveis na rua ou mesmo em suas casas. Para evitar esses criminosos, você pode seguir uma série de pequenas regras muito simples.

Muitas burlas ocorrem no momento de uma troca ou compra; para garantir sua segurança, se certifique que você tem o controlo sempre que pretende comprar um novo produto. Desconfie sempre de vendedores que vêm ter consigo: afinal, a maior parte dos golpistas não espera por suas vítimas.

Se você for visitado em sua casa por um desconhecido, pergunte sempre por sua identificação e certifique-se de que está falando com a pessoa certa. Vários golpistas gostam de fingir ser vendedores, funcionários do estado, ou mesmo policiais, por isso é muito importante você saber com quem está lidando.

Evitar golpes online

Muitos dos maiores golpes da atualidade acontecem no espaço digital. Hackers e criminosos exploram as vulnerabilidades dos utilizadores para fazer dinheiro ou recolher informações. Para se certificar de que pode usar o seu computador de forma segura, se lembre do seguinte: mantenha um antivírus instalado e atualizado, nunca abra anexos de e-mails desconhecidos e nunca utilize uma rede de Internet pública para realizar operações sensíveis. Estas operações incluem todo o tipo de transações digitais envolvendo dinheiro ou a comunicação de informações privadas sensíveis, como seu número de identificação ou morada.

Evitar golpes pelo telefone ou correio

Os golpistas utilizam todo o tipo de meios de comunicação para operar seus esquemas, e os telefones e correios não são exceção. Menos comuns, estes golpes podem ser muito perigosos e difíceis de identificar.

Para evitar burlas pelo telefone, nunca atenda chamadas de números estranhos ou desconhecidos. Certos golpistas fingem ser representantes de uma empresa ou órgão do Estado para cometer crimes.

Outra medida importante passa pelo controlo de suas informações pessoais. Se você tem muitas cartas em casa que contêm dados sensíveis, se recomenda que você se livre dessas cartas de forma segura (utilizando, caso possível, uma trituradora de papel).

Finalmente, procure evitar todo o tipo de correio não-requisitado, incluindo ofertas comerciais. Uma boa maneira de o fazer passa por afixar um sinal em sua porta ou caixa de correio dizendo que você não aceita cartas ou encomendas que não foram diretamente endereçadas à sua morada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.