Buscar

Delegacias se transformam em depósitos de veículos apreendidos, denuncia Sindicato

Em visita às delegacias da capital e do interior, o Sinpol-MS observou que os pátios transforam-se em verdadeiros “ferros velhos”. Isso porque os automóveis apreendidos estão se deteriorando enquanto aguardam a liberação da Justiça para serem devolvidos aos seus donos. Situação que já foi denunciada diversas vezes pelo sindicato à Delegacia-Geral de Polícia Civil e à Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul para que tomassem providências.

 “Há veículos de pequeno, médio e grande portes, desde bicicletas a caminhões, que estão estragando nos pátios das delegacias quando poderiam ter sido entregues ao seus donos ou autorizados para uso no trabalho policial”, explicou o presidente da entidade, Giancarlo Miranda.

O pátio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico é o que mais chama a atenção, pois está lotado de veículos que foram utilizados por criminosos para traficar entorpecentes. “O pátio da Denar está abarrotado, tanto que o delegado titular da unidade nem ao menos permitiu que se fotografasse para mostrar a realidade às autoridades competentes e à população”, destacou o sindicalista.

Nas delegacias do interior a situação é semelhante. Por não haver mais espaço nos pátios, muito menos local adequando para destinação, os veículos são estacionados nas calçadas laterais à delegacia prejudicando o trabalho policial e a passagem de pedestre. “Jaraguari é um exemplo do descaso das autoridades que assola desde as delegacias da capital ao interior”, afirmou Giancarlo.

Na última sexta-feira (19), um incêndio foi registrado no pátio da delegacia de Polícia Civil de Água Clara, segundo levantamento preliminar cerca de 25 veículos foram danificados. A cidade não conta com unidade do Corpo de Bombeiros, por isso foi necessário utilizar caminhões pipas da prefeitura e de empresas locais para apagar o fogo. “Ainda não se sabe se o incêndio foi criminoso ou acidental, mas poderia ter acontecido uma tragédia se o fogo chegasse à delegacia”, destacou o presidente.

Segundo o Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), disponibilizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, em 2016, já foram recuperados 360 veículos. Já no ano de 2015, 2.311 veículos foram apreendidos e 6.170 foram entregues.

Saúde

O amontoado de veículos nos pátios das delegacias também preocupa o Sinpol-MS, pois pode afetar a saúde dos servidores, uma vez que muitos dos automóveis acumulam água das chuvas e podem virar criadouro de mosquitos transmissores de diversas doenças. O Sindicato teve conhecimento que vários policiais civis foram diagnosticados com dengue nos últimos meses, provavelmente foram picados pelo Aedes Aegypti em seu local de trabalho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.